Aluno do Colégio de Aplicação da UFRR vai para os Estados Unidos pelo Programa Jovens Embaixadores
O representante de Roraima viajará para Brasília dia 6 de janeiro para compor o grupo dos 50 jovens embaixadores do Brasil. Na capital federal, os jovens receberão o visto e as orientações para o intercâmbio de três semanas. Ele já sabe que haverá atividades comuns em Miami e em Washington e que depois cada jovem será recebido por uma família (host family).
Pela terceira vez, o Colégio de Aplicação tem um aluno selecionado como Jovem Embaixador de Roraima. Para 2020, é o aluno Tarcísio de Paula Sarraf que concluiu o Ensino Médio em 20/12/2019. Ele recebe todo o apoio da família para esta jornada de sua vida.
Tarcísio esclarece que ficou sabendo do programa por meio da divulgação de sua professora de inglês (Lúcia Brito) que o orientou na organização dos documentos. A inscrição é feita online e “tive que dissertar, sempre em inglês, sobre meu trabalho voluntário, minha participação e responsabilidades, além das minhas condições acadêmicas e familiares”. Para participar do programa é preciso atender a alguns critérios: ter entre 15 e 18 anos; não ter viajado para os EUA; ter boa fluência na língua inglesa; ser aluno de ensino médio da rede pública; ter bom desempenho escolar com perfil de liderança e iniciativa, entre outros.
São muitas as expectativas, mas Tarcísio explica que ver a neve era uma realidade distante devido à vivência em ambientes tropicais. Além disso, será uma excelente oportunidade para observar e vivenciar toda forma de cultura do local que mais influencia o globo. Também espera analisar as possibilidades de ingressar ou realizar intercâmbio no ensino superior.
Tarcísio vai para a cidade de Reno no estado de Nevada e retorna ao Brasil dia 1o de fevereiro. No momento, além das expectativas da viagem, ele também aguarda os resultados de ENEM e do vestibular da UFRR.
O Programa Jovens Embaixadores é um programa de intercâmbio com iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Trata-se de um programa criado em 2002, sendo bastante concorrido com candidaturas de todo o Brasil.
O alvo do programa são alunos brasileiros de Ensino Médio oriundos de escolas públicas que sejam exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
No Brasil, o programa conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Educação (CONSED) e uma rede de centros e empresas do setor privado que acreditam na juventude brasileira. As instituições parceiras participam ativamente no processo de seleção dos Jovens Embaixadores, aplicando testes, entrevistando os candidatos e visitando as famílias. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Em Roraima, a instituição parceira é a Secretaria de Estado da Educação.
Texto: professora Maria Lúcia da Silva Brito - Foto: Divulgação.
Redes Sociais