Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluno com deficiência visual se forma em medicina

Published: Friday, 13 December 2019 11:31 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:24

 O aluno Samuel Felipe Ramires, de 28 anos, se formou em medicina nesta quinta-feira, 12, após ter ingressado na UFRR em 2013. Além dos desafios do curso, ele superou outro ainda maior: a gradativa perda de sua visão.

Samuel explica que em 2015, ele começou a apresentar dores de cabeça, vomito, dores nos olhos e visão dupla. Esses eram sintomas de hidrocefalia congenita, uma doença que Samuel tem de nascença e o levou a ficar cego do olho esquerdo e baixa visão no direito.   

“Os dois primeiros anos foram difíceis. Professores achavam que eu não iria conseguir me formar por causa da minha condição. Só tive uma coisa para fazer. Me dedicar ainda mais e adaptar meus estudos, usando áudios ao invés de ler. Todo esse processo foi complicado, mas valeu a pena”, afirmou. 

O título do TCC de Samuel, “As Estratégias Pedagógicas das Escolas de Saúde para Formação de Médicos com Deficiência Visual e Auditiva”, é um reflexo de sua conquista como graduado. Ele afirma que pensa em seguir carreira na área da neurologia. 

“Passei por vários conflitos comigo mesmo sobre a continuação do curso. Tive que absorver e lidar com muita coisa, o que foi um desafio psicológico. Hoje estou feliz, sou o primeiro da minha família a escolher medicina e sei que estou no caminho certo”, contou.

Formatura

A formatura dos acadêmicos de medicina e enfermagem da UFRR aconteceu nesta quinta-feira, 12, no auditório do Centro Acadêmico de Fronteiras (CAF). Ao Todo, 63 alunos de medicina e 21 de enfermagem foram condecorados.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página