Presidente da CAPES e Fórum de Reitores das Universidades Federais da Região Norte definem agenda para pesquisa na Amazônia

Published: Tuesday, 19 November 2019 15:13 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:24

O reitor da UFRR, Jefferson Fernandes do Nascimento, participou neste mês, em Brasília (DF), de reunião do Fórum de Reitores das Universidades Federais da Região Norte com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia.

Na ocasião, foi discutida a pauta da reunião que ocorrerá em Manaus com pesquisadores da Amazônia Legal, no período de 20 a 22 de novembro, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os reitores também anteciparam demandas da região, enquanto Correia anunciou assinatura de protocolo de intenções entre a Capes e as universidades federais da região amazônica, visando apoio a ações relativas a pós-graduação e políticas para fixação de doutores.

O evento em Manaus promoverá ainda diversas ações da Diretoria de Bolsas e Programas no País, entre elas divulgação de um Protocolo de Intenções para a região da Amazônia Legal e divulgação de um edital novo do Conselho Federal de Enfermagem (COREN) e a CAPES para programas de pós-graduação, em nível de mestrado profissional. A abertura acontecerá no auditório principal da UFAM e contará com a presença do presidente e diretores da CAPES, além de autoridades da comunidade acadêmica da região da Amazônia Legal.

PROCAD - Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foram convidados a apresentar as ações realizadas no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD - Amazônia 2018), coordenado pelo professor Antonio Tolrino de Rezende Veras, juntamente com as Universidade Federais de Rondônia e Ceará. O programa tem promovido expedições às comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco e a comunidade indígena Raposa, na Terra Indígenas Raposa Serra do Sol, atuando em pesquisas sobre ordenamento e gestão territorial, assim como feitos diagnósticos sobre os aspectos socioambientais e socioeconômicos destas comunidades.

Mais sobre o PROCAD: http://ufrr.br/ultimas-noticias/5511-procad-pesquisadores-visitam-comunidades-do-baixo-rio-branco