Ensino a distância da UFRR recebe o conceito 4 na avaliação do MEC
Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebeu o conceito 4 em Educação a Distância (EAD). A nota foi dada pelo Ministério da Educação, em avaliação de regularização das atividades de recredenciamento.
O MEC faz o uso de conceitos para avaliar as instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas. Na avalição, as notas são atribuídas em uma escala de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima, 3 é positiva e as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.
A Prof.ª Elizangela da Silva, Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Educação a Distância, falou que “o EAD não é um curso e nem um setor isolado. Ele caminha em parceria com todas as esferas da instituição, isso que nos ajudou bastante em relação a documentação, e as providencias a serem tomadas, todo o lado burocrático”.
A Coordenadora Geral Prof.ª Dra. Maria Sônia completou dizendo que “sem a parceria dos diretores e pró-reitores, com certeza não teríamos chegado aonde estamos hoje (...) O conceito 4 é de grande relevância, pois marca o trabalho árduo das equipes do Núcleo de Educação à Distância e Universidade Aberta do Brasil para oferecer um ensino a distância de qualidade, que possibilite a melhor formação nos discentes onde quer que ele esteja”.
O representante da Universidade Aberta do Brasil na UFRR (UAB) Prof. José Dias ressaltou que a nota 4 é o resultado de muito trabalho.
Graduação à distância
UFRR oferta ensino a distância desde 2006, e começou com duas especializações. As graduações tiveram início em 2011.
Ao todo, são 15 polos presenciais em Alto Alegre, Amajarí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Uiramutã. Neles, ocorrem 30% da carga horária dos cursos.
As dificuldades de um aluno que faz curso à distância são muitas, às vezes maiores do que de um aluno da graduação presencial. A conexão com a internet é um grande fator, pois grande parte das suas dúvidas só é sanada por esse meio.
No relatório de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), os avaliadores apontam que a cobertura de internet no estado é precária, o que demanda um sobre-esforço para prática das atividades.
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