“É um verdadeiro presente na construção do saber”, disse reitor em homenagem aos 30 anos da UFRR na Câmara dos Deputados
Considerada como uma jovem instituição de ensino superior no Brasil, a Universidade Federal de Roraima (UFRR), completa seus 30 anos e para iniciar as celebrações no mês de setembro, recebeu hoje (10/09), homenagem da Câmara dos Deputados.
Requerida pelo deputado federal Hiran Gonçalves (PP-RR), a sessão contou com a presença de parlamentares da Bancada de Roraima, ex-reitores da UFRR, direção do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena e demais autoridades.
Prestou homenagem na tribuna do plenário Ulisses Guimarães, o primeiro reitor da UFRR, José Hamilton Gondin, os ex-reitores Roberto Ramos e Gioconda Martínez, o ex-senador Mozarildo Cavalcante, a deputada federal Joenia Wapichana (REDE-RR) e o atual reitor, Jefferson Fernandes, primeiro reitor indígena do Brasil, além de outras autoridades e parlamentares que prestaram suas homenagens.
O professor Jefferson Fernandes, profissão que lhe dá muito orgulho, segundo ele, agradeceu a homenagem e disse que o tempo de celebração é também uma pausa para gratidão. Disse que diante do tempo que representa a Universidade no contexto da educação brasileira, localizada no extremo norte do país, os 30 anos de sua existência, “é um verdadeiro presente na construção do saber”, expressou ele, durante a homenagem.
“Estamos unidos pela diversidade”, disse ele, ao mencionar o Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, “responsável por um dos projetos mais inovadores do país, a formação intercultural de professores e gestores indígenas”.
Entre os atuais projetos da Universidade, citou a criação, em março de 2018, do Centro de Referência do Migrante, que tem prestado serviço de orientação e proteção, integração de venezuelanos e de outras nacionalidades que chegam ao estado de Roraima.
No contexto da representatividade indígena nas instituições públicas, a deputada federal Joenia Wapichana (REDE-RR), primeira parlamentar indígena do Brasil, ex-aluna da UFRR, cursou Direito em 1997, também prestou sua homenagem.
“Quero assim deixar minha mensagem gratidão e de comprometimento com esta Instituição e que ela preserve, com a luta do seu corpo docente, alunos, funcionários e com o apoio da sociedade roraimense e das autoridades, a sua autonomia plena e democrática de ser uma universidade pública e de qualidade”, expressou Joenia, na defesa das universidades públicas, em especial UFRR, que supera desafios no atual cenário de retrocessos, cortes nos recursos e um risco na autonomia de gestão administrativa e política.
Na UFRR, são ofertados 48 cursos de graduação, 16 mestrados e 4 doutorados. No corpo docente, 9. 079 alunos, matriculados nos ensinos básicos, técnicos, graduação e pós-graduação, 2% da população de Boa Vista.
Texto: Assessora parlamentar Mayra Wapichana
Redes Sociais