FOPROP divulga nota de preocupação com os cortes no orçamento de 2019 da CAPES
O Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (DN-FOPROP) expressa sua profunda preocupação com os cortes no orçamento de 2019 da CAPES, que resultaram no recolhimento total de 11.811 bolsas, representando cerca de 12% do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Este corte compromete fortemente a estabilidade e continuidade do sistema, acarretando prejuízos ao funcionamento dos Programas de Pós-Graduação, bem como a interrupção do fluxo de ingresso de novos alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
A Proposta de lei orçamentária anual 2020 (PLOA 2020) enviada ao Congresso Nacional indica uma redução média de 48% no orçamento da CAPES, o que comprometerá fortemente o SNPG. A descontinuidade do financiamento da Pós-Graduação, especialmente neste momento de cortes de bolsas de estudo, representa uma perda significativa para o processo de ampliação e consolidação científica do Brasil. Esse quadro pode inviabilizar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e, caso se concretize, comprometerá a formação das futuras gerações e o desenvolvimento econômico e social, que impactará a soberania do país.
A formação da nova geração de mestres e doutores é um pilar fundamental para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Brasil, que potencializa o crescimento econômico e social e diminui as assimetrias, levando a melhores condições de vida da população brasileira.
Diante deste cenário, o DN-FOPROP reitera o seu compromisso em defesa da CAPES e do SNPG.
Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação
Redes Sociais