Dissertação de mestrado da UFRR é premiada em Congresso internacional
Jucicleide Pereira, estudante indígena da etnia Wapixana, teve sua dissertação de mestrado premiada no concurso "Dirce Côrtes Riedel", realizado no XVI Congresso Internacional da Abralic, na Universidade de Brasília (UnB).
O trabalho foi orientado pelo professor Devair Antônio Fiorotti e produzido para o mestrado em Letras da UFRR, a partir do projeto Panton pia'. Intitulado “Do parixara ao Areruia”, o estudo mostra como o rito indígena do Areruia teve origem nos primeiros missionários chegados em Roraima e de que forma foi influenciado pelo Parixara. Além disso, evidencia como hinos religiosos antigos estão ainda hoje presentes no Areruia.
Jucicleide Pereira é formada em música pela UnB, em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e é mestre na área de Literatura pela UFRR. Para ela, receber o prêmio de melhor dissertação 2018/2019, em um evento internacional, foi uma chance de elevar a cultura roraimense. “É muito significativo para os povos indígenas uma de nós chegar tão longe. É uma oportunidade que nem todos têm. Mostra que, com oportunidades, conseguimos avançar e alcançar grande sucesso”, disse.
Confira a dissertação na íntegra.
Redes Sociais