Eagro/UFRR comemora o Dia de Ação e Atenção às Mulheres do Campo
Em alusão ao Dia Internacional da Igualdade Feminina, comemorado em 26 de agosto, a Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (Eagro/UFRR) realizou na manhã desta terça-feira (27/08) o "Dia de Ação e Atenção às Mulheres do Campo". O evento ofereceu atendimentos médicos, jurídicos, serviços sociais e de embelezamento, palestras e oficinas.
Jaqueline Vanzeler, organizadora do encontro e acadêmica do curso de Tecnologia em Agroecologia, ressaltou a importância de promover a valorização feminina. "Eu sou agricultora e sei da necessidade de discutir a saúde, empoderamento e autonomia da mulher do campo. O objetivo é mostrar para elas o seu valor e de seu trabalho", disse.
Para a moradora do P.A. Nova Amazônia e integrante do grupo Mulheres Guerreiras, Marinalva Silva, a oportunidade é motivo de felicidade: “A gente vem e já incentiva outras mulheres a virem também. É raridade aparecer um evento desses para nós, quando aparecem, temos que aproveitar”, conta entusiasmada.
O diretor da Eagro, professor Jandiê Araújo, discutiu a necessidade de tratar esses temas com a comunidade. “Precisamos falar sobre o empoderamento da mulher rural no âmbito das universidades. Devemos quebrar as restrições que existem, para que elas possam ser mais fortalecidas e tenham mais espaço na sociedade”, ressalta.
O evento foi realizado pela Escola Agrotécnica da UFRR e contou com o apoio da Embrapa, Coep, Ceapa, Setrabes, ONU Mulheres, Unegro, Defensoria Pública de Roraima, Justiça Itinerante, Sesc, Senac e Hinode.
Redes Sociais