Seminário Internacional discute Comunicação, Migração e Saberes Amazônicos na UFRR
O XIII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT, que vai acontecer de 21 a 25 de Outubro, reunirá em Boa Vista-RR pesquisadores da área da comunicação oriundos de seis países diferentes: Argentina, Brasil, Equador, Espanha, Uruguai e Venezuela. Todas as atividades do encontro se concentrarão no Auditório Alexandre Borges, Campus Paricarana, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Durante o evento, no Encontro Metodológico dos Grupos, Núcleos e Coletivos de Pesquisa estarão representadas as 18 equipes de investigação que integram a Rede Temática de Cooperação, Comunicação, Cidadania, Educação e Integração da América Latina (Rede AMLAT).
O Seminário Internacional contará com a apresentação de 41 trabalhos distribuídos em oito mesas temáticas: Mesa 01 – Epistemologias da comunicação; Mesa 02 – Comunicação e problematizações discursivas; Mesa 03 – Cidadania comunicativa e direitos humanos; Mesa 04 – Intervenção social e acessibilidade comunicativa; Mesa 05 – Educomunicação; Mesa 06 – Diálogos transdisciplinares; Mesa 07 – Fluxos migratórios e processos comunicacionais; e, Mesa 08 – Comunicação e poder.
No VII Encontro Estudantil serão quatro mesas de discussão: Comunicação, educação e identidades(Mesa 09); Arte e Comunicação(Mesa 10); Práticas comunicacionais e jornalísticas(Mesa 13); e, Etocomunicação e saberes amazônicos(Mesa 14). Já, o II Colóquio Amazônico de História de Mídia vai debater em duas mesas a mídia amazônica e a identidade regional(Mesa 11) e a construção histórica e política da mídia em Roraima(Mesa 12).
Por último, no I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRR, serão apresentados os resultados dos trabalhos de investigação dos acadêmicos da primeira turma de mestrandos da instituição. Nele será discutida, em duas mesas temáticas, a comunicação, a memória e as identidades(Mesa 15) e os estudos de mídia, território e processos comunicacionais(Mesa 16). Ao todo serão apresentados no encontro 83 trabalhos de investigação.
Também estão programadas para acontecer no evento quatro conferências principais: A construção de heterotopias transformadoras e a configuração inventiva e solidária da Rede AMLAT na América Latina, com o Prof. Dr. Efendy Maldonado (UNISINOS – Brasil); Desigualdades urbanas y representaciones mediáticas en Misiones, Argentina, com a Profa. Dra. María del Rosario Millán (UNaM – Argentina); O cibercontrole e as perspectivas para problematizar usos, apropriações e produções digitais, com a Profa. Dra. Jiani Adriana Bonin (UNISINOS – Brasil); e, História, migración y violencia simbólica en los discursos mediáticos, com o Prof. Dr. Adrián Padilla Fernández (UNESR – Venezuela).
A programação completa do evento pode ser acessada em: https://seminarioredeamlat2019.wordpress.com/programacaoo/
Os eventos são Organizado pelo Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe (AMAZOOM), Curso de Comunicação Social – Jornalismo (CCOS-UFRR), Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFRR), e, Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA), em parceria com a Rede Temática de Cooperação, Comunicação, Cidadania, Educação e Integração da América Latina (Rede AMLAT).
Redes Sociais