Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluno do PROFNIT/UFRR desenvolve tecnologia digital de apoio no ensino da língua Wapichana

Published: Monday, 26 August 2019 10:31 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:24

O produto foi desenvolvido pelo recém-formado no Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal de Roraima, Edney Veras dos Santos, orientado pelo Prof. Dr. Eliseu Adilson Sandri e coorientado pela Profa. Dra. Ananda Machado, lotados no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena. Trata-se de um livro digital que apresenta recursos de mídia, neste caso, áudio, que pode ser ouvido a partir de um toque em um ícone (botão) que tem a função de executar um som que acompanha o texto.

O E-book produzido pode ser utilizado em dispositivos como notebooks, tablets e smartphones, podendo ser distribuído facilmente pela internet ou por bluetooth. Com isto, espera-se facilitar e alcançar um número maior de pessoas interessados em aprender, ensinar e a divulgar a Língua Indígena Wapichana, principalmente as pessoas mais jovens que são entusiastas das tecnologias digitais.

Esse sucesso se sucede de encontro com o Ano Internacional das Línguas Indígenas (International Year of Indigenous languages – IYIL2019) que será comemorado pela UNESCO e seus parceiros ao longo do ano de 2019.

A UNESCO lançou um site exclusivo para o IYIL2019, que contribuirá para a conscientização da necessidade urgente de se preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo. Atualmente, existem por volta de 6 a 7 mil línguas no mundo.

Cerca de 97% da população mundial fala somente 4% dessas línguas, e somente 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas existentes. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer em um ritmo progressivo. Sem a medida adequada para tratar dessa questão, mais línguas irão se perder, e a história, as tradições e a memória associadas a elas provocarão uma considerável redução da rica tapeçaria de diversidade linguística em todo o mundo.

Segundo a Profa. Dra. Ananda Machado, em Roraima, idiomas indígenas ganham destaque no ambiente acadêmico. Fundado em 2009 para oferecer formação acadêmica e profissional aos indígenas, o Instituto Insikiran da UFRR é um local de valorização das línguas e saberes, onde Macuxi e Wapichana, duas das nove línguas indígenas do estado, são ensinadas e aprofundadas nos cursos de extensão universitária em diálogo com a Organização de Professores Indígenas.

A temática é relevante, porque atende às recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, sobre a promoção do multilinguismo e do acesso universal ao ciberespaço, relata o Prof. Eliseu Sandri.

registrado em:
Fim do conteúdo da página