UFRR promove segundo debate público sobre o Programa Future-se
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou na última quarta-feira (07/08) o segundo debate público sobre o Future-se, programa lançado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 17 de julho. O encontro reuniu acadêmicos, professores e técnicos da instituição.
Darlene Moraes, representante do Centro Acadêmico de Licenciatura em Educação do Campo, falou em nome dos estudantes e manifestou repúdio ao projeto de lei. “É prejudicial para toda a comunidade acadêmica e não respeita a autonomia universitária. Continuaremos estudando e nos posicionando contra tudo aquilo que venha para ferir e desestruturar a universidade pública e gratuita”, afirmou.
O reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes, ressaltou a importância da participação da sociedade no debate sobre o tema. “Neste cenário de incertezas, nós como instituição devemos amadurecer e conhecer a proposta a fundo. É necessário pensar nos possíveis impactos da adesão ou não ao Programa”, afirmou.
PROGRAMA FUTURE-SE
O Programa propõe a ampliação da participação de verbas privadas no orçamento universitário. O objetivo central, segundo o MEC, é estimular as universidades e institutos federais a buscarem meios para captação de receitas próprias, firmando contratos com organizações sociais e atuando dentro de modelos de negócios privados.
CONSULTA PÚBLICA
Até 15 de agosto, a população pode analisar as propostas apresentadas e fazer comentários no documento preliminar do Programa (https://isurvey.cgee.org.br/future-se/).
Após esta etapa, o MEC vai apresentar o documento definitivo do programa para a análise e votação do Congresso.
A adesão por parte das instituições de ensino superior será voluntária.
Redes Sociais