Fórum - Pró-reitores de pesquisa reúnem-se para discutir pós-graduação

Published: Tuesday, 16 April 2019 07:50 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:23

As universidades públicas situadas na região Norte, por sua localização geográfica, enfrentam maiores desafios em relação às demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs), em especial no desenvolvimento de pesquisas.

Para debater esta realidade e buscar possíveis soluções, pró-reitores de pesquisa e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estão reunidos em uma das etapas preparatórias do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). O evento, com duração de dois dias, iniciou na manhã dessa segunda-feira (15/4), no Salão Nobre da UFRR.

A mesa de abertura contou com a participação do coordenador do Fórum de Pró-reitores da região norte, professor Raphael Sanzio Pimenta ; o vice-reitor da UFRR, professor Américo Lyra; da Pró-reitora de Pesquisa da UFRR, professora Geysa Pimentel; a diretora de Avaliação da Capes, Sônia Báo e Adi Balbinot Júnior, diretor de Relações Internacionais da Capes.

Exposições - O diretor de Relações Internacionais da Capes foi o primeiro a apresentar-se. Ele falou sobre a importância do fortalecimento do diálogo entre as universidades e Capes.

“A Coordenação de Aperfeiçoamento, muitas vezes, é vista como o ‘bicho-papão’ que avalia, cobra resultados e impõe metas; mas temos buscado alternativas para que os processos sejam construídos de maneira mais participativa com as universidades. Entendemos que, nem sempre, as políticas que desenvolvemos são as mais adequadas”, comentou.

Durante a tarde, a diretora de Avaliação da Capes, Sonia Báo, apresentou uma análise do sistema de pós-graduação na região e indicou os mecanismos de aprimoramento do sistema de Avaliação de Proposta de Cursos Novos (APCN).

“Em termos de pós-graduação, a região norte é a que mais cresce no Brasi. Mas é preciso prestar atenção na qualidade desse crescimento. A minha preocupação é que o aumento do número de programas ocorra sem sustentabilidade. Hoje diversas instituições, isoladas e em parceria, buscam estratégias para conseguir, de fato, consolidar a pós-graduação com qualidade, sustentabilidade e garantia de sucesso. Esse é o grande esforço e a Foprop tem um papel fundamental nesse processo”, afirmou.

Segundo dia – Para o segundo dia de Fórum, a partir das 9 horas da terça-feira (16/04), foram programadas as seguintes exposições: Análise da conjuntura da pesquisa e pós-graduação na região Norte; Propostas para avaliação dos Qualis das revistas, Situação das FCCs para coordenadores de cursos de pós-graduação e déficit de servidores (secretários) nos cursos.

Após as exposições e o debate entre os participantes, serão elaboradas propostas para o desenvolvimento do setor de pesquisa nas universidades brasileiras. O documento será apresentado no próximo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), a ser realizado em Palmas (Tocantins), no mês de setembro, para que haja continuidade dos debates.

A última etapa é a apresentação do documento final durante o Fórum Nacional dos Pró-Reitores (Enprop) em Brasília (DF).