Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Oportunidade – Capes aprova Doutorado em Educação na Amazônia

Published: Monday, 08 April 2019 05:11 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:23

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) conta com um novo programa de pós-graduação: doutorado em rede “Educação na Amazônia” (EducaNorte), recém-aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O programa que articula 40 pesquisadores de 8 Universidades Federais e uma Universidade Estadual da Região Norte: UFPA, UFAM, UFOPA, UFT, UFAC, UNIFAP, UFRR, UNIR e UEA deve ofertar  50 vagas anuais para a formação de novos doutores que devem estudar, prioritariamente, a educação na Região.

O Doutorado está estruturado em torno de três linhas de pesquisa: 1) Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo; 2) Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação e 3) Saberes, Linguagem e Educação.

A gestão do Programa e as serão realizadas de forma compartilhada, com turmas presenciais em cada Instituição, integradas por meio de vídeo conferência, sempre com a presença do professor responsável. 

O edital com o detalhamento sobre o processo seletivo está em fase de elaboração.

Avanços - A proposta da criação do Doutorado em Rede surgiu após demanda apresentada durante o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa da Região Norte (FORPROP-Norte). O objetivo é acelerar do processo de formação de doutores na área de educação na Amazônia.

O diretor do Centro de Educação da UFRR (Ceduc/UFRR), professor Flávio Corsini, comemora a conquista: “Para nós, esse doutorado amplia nossas condições de formação de professores e melhora nossa qualidade de capacitação”, afirma.

Para a professora Geyza Pimentel, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFRR, a aprovação representa um passo para consolidar futuros programas de doutorado em Roraima.  

"Temos um longo período capacitando e qualificando professores da rede municipal e estadual por meio das licenciaturas. Essa era uma necessidade e uma angústia dos profissionais da educação. Com essa parceria poderemos trabalhar com políticas e projetos na educação que beneficiarão a todos", ressalta.

Com informações da coordenação executiva do Doutorado em Rede

registrado em:
Fim do conteúdo da página