UFRR realiza seminário sobre inovação e tecnologia e Governo Federal anuncia a liberação de 6,8 milhões em recursos
Inovação tecnológica local e incentivo à pesquisa na região Norte foram alguns dos temas debatidos no Seminário de Tecnologia e Inovação, realizado na última terça-feira (26) no Salão Nobre da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Na ocasião, representantes do Governo Federal anunciaram a liberação de 6, 8 milhões em recursos para investimentos em tecnologia e estrutura na UFRR.
Os recursos serão destinados para investimentos em tecnologia e informação, ampliação do Colégio de Aplicação (CAp) e outras obras de infraestrutura da instituição. O evento contou com a participação do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima; Weber Gomes, Coordenador- Geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino e outras autoridades, além dos docentes e da comunidade acadêmica.
O seminário teve a proposta divulgar e debater a nova Lei de Informática, fortalecendo as articulações de ecossistema local de inovação e empreendedorismo. Além de contribuir para alavancar a competitividade do setor produtivo e desenvolvimento tecnológico do estado de Roraima.
O ministro Jorge explicou que as modificações da Lei de Informática da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) irão consolidar a inovação na região Norte. “A Lei da Informática da Suframa, atende os estados da Amazônia Ocidental e Amapá. Tivemos a possibilidade de alterar os mecanismos da Lei da Informática Nacional e também da Suframa, por meio de uma medida provisória, que já foi convertida em lei e que possibilitou a modernização do texto legal para investimentos em Startups, assegurados para todos os estados e não apenas para o Amazonas, que detém a prioridade. A partir de agora há também a necessidade de investimentos em outros estados”, disse o ministro.
Para o reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes, o seminário visa debater e articular possibilidades desenvolvimentos da estrutura das pesquisas e a ampliação das tecnologias no âmbito da UFRR. “A partir desse seminário teremos possibilidades concretas de captar recursos que até então não tínhamos condições. A partir do seminário, dentro da universidade, iremos discutir com os grupos de pesquisas as possibilidades de financiamento dessas pesquisas por meio dos instrumentos legais de acesso aos recursos”, destacou.
O professor Gelso Pedrosi, ressalta que o evento foi importante para estabelecer articulações dos autores do sistema de inovação e que os recursos investidos irão contribuir para desenvolvimento da instituição. "Esses recursos irão possibilitar que os pesquisadores da UFRR consigam continuar com seus projetos de pesquisas e possam levar o desenvolvimento tecnológico e criação de novos produtos que irão contribuir para competitividade das empresas do estado de Roraima e desenvolvimento econômico”, comentou Pedrosi.
O evento contou com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadore (ANPROTEC), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e das empresas Samsung, Positivo Informática e Transire Eletrônicos.
Redes Sociais