Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo da página

Curso de medicina da UFRR é avaliado com nota 4 pelo Inep

Published: Thursday, 07 June 2018 09:36 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:21

 

 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliou o curso de medicina com nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Essa avaliação é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Com relação ao Ensino Superior, o Inep divulga três importantes indicadores de qualidade: o Conceito Enade, o CPC  e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O Conceito Enade avalia o desempenho dos alunos, o CPC avalia a qualidade dos cursos e o IGC avalia a qualidade das faculdades.

Em avaliação semelhante por comissão do MEC em 2014, o curso obteve conceito 3, entrando em protocolo de compromisso devido a itens pontuados dessa média. Já em 2018 houve um avanço substancial nas 3 dimensões avaliadas: de 3,5 para 4,7 (35%) na dimensão didático-pedagógica, de 3,7 para 4,4 (18%) na dimensão de corpo docente e tutorial, e de 2,4 para 3,8 (59%) em infraestrutura.

Para Edna Magalhães, Procuradora Educacional Institucional da UFRR, a avaliação é um indicativo da potencialidade no curso, e o compromisso da instituição com a excelência acadêmica. “Essa avaliação mostra que a universidade está fazendo um bom trabalho, e cumprindo as expectativas do Ministério da Educação”.

Fundada em 1993, a Escola de Medicina da Universidade Federal de Roraima, surgiu com a proposta de formar profissionais capazes de atuar no cenário amazônico. Tendo como prioridade a formação de um profissional médico com qualidades técnicas e humanistas, capaz de trabalhar em conjunto com outros profissionais da área de saúde.

No atual contexto de restrição orçamentária das Universidades Federais, esse não é um ganho desprezível. Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Antônio Carlos Sansevero, o curso está trabalhando para conseguir a nota de excelência. “Ainda há muito a caminhar, mas os resultados atingidos demonstram que, com competência, seriedade e dedicação sempre podemos fazer mais com menos. O grande patrimônio da UFRR está em seus membros”, enfatiza.

 

Outros destaques

Outros cursos também são destaque nas avaliações do Inep. Ano passado, por exemplo, o curso de gestão em saúde coletiva indígena, vinculado ao Insikiran foi avaliado com nota 5, excelência no Conceito Preliminar de Curso. Além disso, o curso de Letras Libras da UFRR recebeu a avaliação 4 na mesma categoria, e se tornou referencia em nível nacional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.