Infraestrutura: UFRR faz investimentos nos três campi com foco na qualidade de vida

Published: Friday, 20 April 2018 12:35 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:21

Crescer em meio à crise econômica nacional, com cortes sucessivos nos orçamentos das Instituições Federais de Ensino e Pesquisa é um desafio que exige planejamento e criatividade. A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está investindo na ampliação dos ambientes universitários, de forma integrada e humanizada, atendendo as demandas nos três campi, com obras de infraestrutura que somam cerca de R$ 4 milhões.

As obras estão sendo conduzidas pela Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra/UFRR). De acordo com o pró-reitor, o engenheiro Emanuel Cristian Tischer, estão sendo executadas obras para drenagem de águas pluviais, com objetivo de facilitar o escoamento da água no entorno do prédio da reitoria e dos blocos 1 e 2. Com esta ação estrutural de saneamento com tubulações próprias. Estão sendo investidos R$ 580.568,08, com prazo de entrega previsto para o mês de agosto.

Também está em andamento a construção do anexo de Libras, localizado entre o bloco 1 e Colégio de Aplicação (CAp). “Esta obra vai beneficiar os estudantes do curso com salas de aulas e laboratórios que estão atualmente alojados no bloco 1”, explicou Tischer. São investidos aqui R$ 477.765,40 mil e a previsão de entrega da obra é em setembro.

A UFRR está fazendo as adequações na estrutura já existe no antigo prédio de Medicina que está sob reforma para atender com qualidade os usuários do lugar. A UFRR investe nesta reforma R$ 647.526,97, com prazo de entrega para o mês de julho.

Cauamé

Já no campus Cauamé, a clínica veterinária está sendo reformada e ampliada para atender os cursos, além de estar aberta a comunidade do entorno do Campus. A clínica vai ganhar mais dois laboratórios, dentro das exigências da vigilância sanitária. Estão sendo investidos R$ 155.534,40mil, com prazo de entrega para julho.

Murupú

O campus Murupu vai ganhar uma caixa d’água, com capacidade de atender às demandas locais, melhorando a qualidade e a distribuição da água, evitando também transtornos com a falta de água e doenças. Os trabalhos terminam em agosto.

O reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes explica que este trabalho beneficia diretamente professores, técnicos e estudantes melhorando o ambiente de ensino-aprendizagem. “Fazer uma gestão compartilhada requer compromisso em ouvir as pessoas. Estas obras estão a pleno vapor e o trabalho vai melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica, atendendo neste primeiro momento as necessidades identificadas. A chegada do período chuvoso preocupa, mas estamos trabalhando para finalizar as obras até setembro”, ressaltou o reitor.