Inauguração: Núcleo de Práticas Jurídicas da UFRR oferecerá consultoria gratuita a população

Published: Thursday, 15 March 2018 15:20 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:21

O curso de Direito da Universidade Federal de Roraima (UFRR) proverá na próxima segunda-feira (19), a inauguração do seu Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). A cerimônia ocorrerá às 17h30, no prédio do Núcleo, localizado em frente ao Bloco I da UFRR. A partir da terça-feira (20), o NPJ inicia seu trabalho de atendimento ao público, por meio do qual oferecerá serviços de aconselhamento, ajuizamento e até acompanhamento processual, gratuitamente a comunidade.

A ideia dos gestores do NPJ é que além de prestar um relevante serviço à comunidade, disponibilizando a consultoria jurídica gratuita, o núcleo também ajude na formação dos acadêmicos do curso de direito, os quais atuarão no atendimento ao público, realizando os serviços aconselhamento, ajuizamento e acompanhamento jurídico.

O NPJ funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h, e contará com a colaboração de alunos de Direito da UFRR que estejam, pelo menos, no sétimo semestre e já tenham cursado as disciplinas teóricas necessárias para iniciarem as atividades práticas dentro do núcleo. Todo o trabalho feito pelos acadêmicos será acompanhado de perto pelo professor Luiz Bruno Lisboa, coordenador do NPJ.

Segundo o coordenador, haverá um constante trabalho de triagem das demandas que chegarem ao núcleo. A ideia é que elas sejam avaliadas e atendidas pelos alunos, dentro dos conhecimentos que eles já possuem e também por meio da orientação feita por Lisboa.

“Existem ações com determinada complexidade que ainda não podem ser repassadas para um acadêmico, mas como a nossa intenção é resolver o maior número de conflitos possíveis, tudo vai passar por mim e vamos orientar os acadêmicos para que as demandas sejam atendidas. Se entendermos que alguma demanda recebida foge da nossa alçada, nós orientaremos a pessoa a buscar o órgão competente, capaz de analisar aquela questão específica”, destacou Lisboa.

Para a professora Lívia Barreto, coordenadora do curso de Direito da UFRR, o trabalho no NPJ será uma grande oportunidade para os acadêmicos testarem os conhecimentos adquiridos na graduação e aprender ainda mais por meio do contato direto com o público.

“O núcleo terá a colaboração dos acadêmicos de Direito, alunos que ainda estão em fase de formação e terão a oportunidade de aprender com a prática. A prática real, o atendimento a comunidade, como eles teriam de fazer caso já fossem profissionais, porém com toda a orientação do professor”, explicou Barreto.

Além das consultorias feitas no núcleo, os acadêmicos ainda terão oportunidade de acompanhar as pessoas atendidas em audiências, caso elas sejam necessárias, tendo a oportunidade de vivenciar outras rotinas importantes para sua vida profissional. Essas atividades também serão orientadas pelo professor Luiz Bruno Lisboa.

Perspectiva de crescimento

A expectativa da coordenação é que o NPJ seja capaz de fazer entre 10 e 15 atendimentos diários. A ideia é que esse número se expanda nos próximos anos, pois todos os acadêmicos do curso de direito, que fizerem parte da nova matriz curricular e estiverem entre o sétimo e décimo semestre, terão de fazer plantões no núcleo.

“Neste primeiro momento vamos receber apenas acadêmicos do sétimo semestre. No decorrer do tempo, esses acadêmicos avançarão no curso, para o oitavo, novo, décimo semestre, e continuarão ligados ao núcleo. Consequentemente, novos alunos, que hoje estão em períodos anteriores, em breve, chegarão ao sétimo semestre e isso nos permitirá contar com um número ainda maior de acadêmicos atuando no NPJ. Com isso, poderemos atender um número ainda maior de pessoas nos próximos anos”, explicou Lisboa.

Quem desejar mais informações sobre os serviços do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFRR pode entrar em contato pelo telefone: 3621-3503 ou comparecer no próprio NPJ, que fica localizado no Campus Paricarana da UFRR, em frente ao Bloco I. Os atendimentos ao público estarão disponíveis a partir do dia 20 de março, das 8h às 12h.