Exposição Universo Makuxi encerra nesta quarta-feira com Abril Indígena
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) encerra nesta quarta-feira (30) a exposição “Universo Makuxi por Carmézia Emiliano – 22 anos de arte naïf”, no Espaço de Cultura e Arte União Operária. Debate, mesa-redonda e apresentações de dança e música fazem parte da programação.
Organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae/UFRR), o encerramento da exposição terá como parte da programação o evento “Abril Indígena: cultura, direitos e educação”, fruto de uma parceria com Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena/UFRR com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos de Roraima (CEJURR) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAA-OAB/RR). O objetivo é dar maior visibilidade às questões relacionadas à promoção de direitos e proteção aos povos indígenas, promovendo uma discussão entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
A programação começa às 16h, com apresentação do músico Cláudio Moura. Em seguida, acontece a palestra “Direito dos Povos Indígenas e o Papel do MPF”, com o procurador do Ministério Público Federal - Minorias e Indígenas - Gustavo Kenner Alcântara. A palestra terá como debatedor o coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Mário Nicácio.
Às 17h, começará a mesa-redonda “Organização Social: usos e costumes na relação com a comunidade transnacional”, que terá como debatedores o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima, Edson Damas, o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Oneildo Ferreira, e a vice-coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIRR), Pierlângela Nascimento da Cunha.
O evento será finalizado com a Dança do Parixara, com grupo da Comunidade Taba Lascada (Município do Cantá), e a apresentação do Grupo Cruviana, do Projeto de Extensão Anna Eserenka/UFRR.
Sobre a exposição – Faz parte da programação de celebração dos 25 anos da UFRR e apresenta, de forma cronológica, as principais obras que marcaram a trajetória da artista indígena Makuxi Carmézia Emiliano. Os trabalhos retratam o cotidiano das aldeias dos Makuxis, evidenciando a natureza do lugar, as lendas, o povo e a cultura indígena.
Serviço:
“Universo Makuxi por Carmézia Emiliano – 22 anos de arte naïf”
Data: 30 de abril (quarta-feira)
Horário: 16h às 20h
Local: Espaço de Cultura e Arte União Operária – Endereço: Av. Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro, esquina com a Rua Alfredo Cruz.
Quanto: gratuito
Redes Sociais