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UFRR destaca importância de auto avaliação para a instituição

Published: Wednesday, 06 December 2017 10:21 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:21

Para identificar as potencialidades e as demandas da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza anualmente o processo de auto avaliação, junto aos professores, estudantes, técnicos e a comunidade externa.

A auto avaliação é um instrumento essencial para nortear as ações da instituição e prestar contas com a sociedade. Esta análise resulta em um relatório que é encaminhado ao Ministério da Educação (MEC), sendo decisivo nas avaliações de cursos de graduação, a gestão da UFRR e apresentado à comunidade acadêmica. A Comissão segue calendário de reuniões na organização do trabalho e classificação dos dados.  

A representante da sociedade civil da CPA, Diéssika Weber, explica que o maior desafio ainda é a participação das pessoas no questionário para avaliar os serviços prestados pela UFRR. “É uma importante oportunidade das pessoas de não apenas avaliar, mas também apontar suas considerações, sugestões e críticas sobre os serviços prestados pela UFRR, que podem resultar em melhorias”, disse.

Diéssika ressalta que o relatório é uma forma da gestão conhecer a realidade da Universidade, o que facilita na tomada de decisões. “É necessário que as medidas concretas sejam implementadas e divulgadas, para que a comunidade tenha conhecimento. A pesquisa não é meramente formal para cumprir determinação legal, mas deve resultar em mudanças efetivas na realidade universitária”, explicou, consciente das limitações do cenário nacional que podem acelerar ou aumentar os prazos das decisões ou adaptações da gestão.

Neste ano houve um crescimento de participação da comunidade acadêmica no questionário, registrando 2.241 pessoas, superando ano passado de 1.808 respondentes. O relatório de 2017 está sendo elaborado, com previsão de envio ao MEC em março de 2018, em breve estará disponível no site da CPA.

O que é CPA? - A Comissão Própria de Avaliação - CPA foi criada pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A CPA é responsável pela coordenação dos processos de autoavaliações institucionais, e atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, garantindo a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada. Na UFRR a CPA foi criada pela Portaria 172/2004-GR e regulamentada pela Resolução n° 015/2009-CUni.

 

 

 

 

 

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