Novos prédios da UFRR vão atender 4 mil alunos
A Universidade Federal de Roraima investe em mais infraestrutura para a comunidade universitária. A Instituição acaba de ganhar 87 novas salas de aula e oito laboratórios que irão atender 4 mil estudantes. É o maior número de salas de aulas entregue em uma única etapa.
Os três novos prédios do campus Paricarana, blocos VI e VII e o do curso de Engenharia Elétrica, foram inaugurados nesta quinta-feira (24/04) pela reitora da UFRR, professora Gioconda Martinez e o vice-reitor, professor Reginaldo Gomes de Oliveira.
O evento de inauguração contou com a presença do secretário Nacional de Educação Superior, Paulo Speller, da senadora Ângela Portela e do deputado federal Jhonatan de Jesus. Também participaram da inauguração o pró-reitor de Infraestrutura, Joel Moizinho, além de toda a equipe de administração e os diretores de Centros.
A reitora destacou em seu discurso que esta grande conquista é resultado da dedicação e esforço de todos que acreditam e trabalham pela UFRR. “Temos uma história de 25 anos repleta de desafios. Começamos sem estrutura e fomos aos poucos superando todas as barreiras. Temos hoje condições para prestar excelentes serviços na área da educação”, disse Gioconda.
Antes do descerramento da placa de inauguração, o secretário Paulo Speller, foi presenteado com um quadro da artista plástica indígena Carmésia Emiliano que está com suas obras atualmente expostas no espaço União Operária, localizado na avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro.
Ele agradeceu e ressaltou que é política permanente do Governo Federal investir fortemente na educação superior do país, com foco em regiões estratégicas como Roraima que contribui para o desenvolvimento do Brasil e está situada em uma região de fronteiras.
Conheça a estrutura dos novos prédios
Os blocos VI e VII contam com 86 salas de aula e quatro miniauditórios. Um dos prédios tem dois pisos, com 1.900 m² de área construída, 36 salas de aula, elevador e dois conjuntos de banheiros em cada pavimento.
O outro possui três pavimentos, com 2.700 m² de área construída, 50 salas de aula, elevador, quatro miniauditórios, dois conjuntos de banheiros em cada piso. O prédio do curso de Engenharia Elétrica tem área construída de 931,95 m², com oito laboratórios, uma sala multiuso, almoxarifado e banheiros.
UFRR tem mais obras em andamento
Durante a inauguração dos três novos prédios, o pró-reitor de Infraestrutura, Joel Moizinho, lembrou que nos dois últimos anos, mais de R$ 30 milhões foram investidos em obras, equipamentos e acervo bibliográfico.
Ele também enumerou outras obras em andamento como a construção de novos prédios para os cursos de Direito e Música e dos blocos de aula de Medicina e de salas de professores da UFRR, além da urbanização do campus Murupu, entre outras ações.
Várias obras já foram entregues para a comunidade universitária
O ano de 2013 trouxe muitas conquistas para a UFRR, principalmente na melhoria da infraestrutura dos campi Paricarana, Cauamé e Murupu.
O campus Cauamé, situado na zona rural Monte Cristo, ganhou instalações que beneficiaram os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, além dos cursos de mestrado e doutorado em Agronomia.
Grande parte das obras foi entregue à comunidade no segundo semestre de 2013: asfaltamento e construção de calçadas, reformas da Casa do Vaqueiro e da Biofábrica e os prédios dos Laboratórios I e II de Zootecnia, além do Centro de Pesquisa em Nutrição Animal do Cauamé.
No campus Murupu, onde a UFRR mantém a Escola Agrotécnica (EAGRO), os investimentos também melhoraram o dia-a-dia de alunos e professores. A via ligando a BR-174 ao campus teve 1,3 km asfaltados e as obras da garagem, casa de máquinas, fábrica de rações, reforma do refeitório e da biblioteca foram concluídas.
O complexo de laboratórios do Centro Agropecuário do Murupu, que servirá para práticas e experimentos agrícolas, está sendo construído. Outras ações em andamento são a urbanização, reforma do alojamento e o projeto de revitalização da rede elétrica de todo o campus.
Redes Sociais