Curso de Letras-Libras realiza programação sobre Línguas, Culturas, Educação e Diversidade
O curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza programação sobre “Línguas, Culturas, Educação e Diversidade”, que faz parte do II Seminário de Pesquisas e Práticas em Educação Especial e Inclusão e também a II Semana de Integração do curso de Letras-Libras. O evento ocorre até o dia 18 de novembro.
A professora do curso de bacharelado em Letras-Libras, Adriane Menezes, fala da importância desta programação. “Vamos reunir alunos da UFRR, profissionais e a comunidade externa que atuam na área da inclusão para discutir e trocar experiências sobre os desafios das instituições educacionais em atender a diversidade, as minorias sociais que precisam de um atendimento diferenciado para ter acesso ao ensino”, explicou.
A programação conta com debates, oficinas, atividades culturais, espaço de interações voltados à temática da educação de surdos, do atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais, inclusão e diversidade e outros assuntos. Uma oportunidade de formação continuada e complementar com especialistas da área, que irão proporcionar trocas sociais e culturais aos participantes.
No dia 16 de novembro, às 19h30, ocorre a palestra sobre “Desafios da Educação em Incluir a Diversidade”, a ser ministrada pela professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Eneida Alice. Podem participar estudantes, profissionais e a comunidade externa. As inscrições estão abertas no valor de R$ 15,00, e são feitas na coordenação do curso de Libras, sala 129, bloco I.
Além disso, o evento está recebendo trabalhos científicos nos seguintes eixos temáticos: a) Pesquisas em Linguística de Línguas Orais e Sinalizadas, b) A Inclusão e a Diversidade, c) TILSP – Espaços e Demandas de Atendimento da Pessoas Surdas e Pesquisas, d) Práticas em Educação Especial e Inclusão. Os resumos devem ser enviados para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. até nesta quarta-feira (15).
Cada trabalho pode ter no máximo dois autores, as propostas devem ser enviadas com as seguintes informações: título, autor, instituição, e-mail, eixo temático, resumo (entre 150 a 250 palavras) e palavras-chaves (mínimo três e no máximo cinco).
Eneida Alice Gonzaga dos Santos - Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2003), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora assistente I do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas e também é professora da Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável e Coordenadora Pedagógica da Turma Tukano. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Português como Língua Materna e Segunda Língua, ensino de línguas e línguas em contato em sala de aula.
Redes Sociais