Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reitores falam sobre os cortes e defendem a importância da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do País

Published: Wednesday, 25 October 2017 19:11 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

Atualmente as universidades e os institutos federais estão enfrentando várias dificuldades por conta da redução do orçamento pelo governo federal. Para falar dos desafios e as consequências, ocorreu nesta quarta-feira (25), uma entrevista coletiva de imprensa com a participação dos reitores das instituições de ensino superior do Estado de Roraima.

A coletiva ocorreu pela manhã, no prédio do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (Pronat/UFRR). Estiveram presente o reitor em exercício da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Américo Lyra; a pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação da UFRR, professora Fabiana Granja; a reitora em exercício do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Fabiana Sbaraine; e o reitor em exercício  da Universidade Estadual de Roraima(UERR), professor Elemar Favreto.

As  universidades são responsáveis por 90% do conhecimento científico no Brasil. O reitor em exercício da UFRR, Américo Lyra, ressalta a importância da ciência na vida da população. "A ciência tem uma grande participação no desenvolvimento de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população. No desenvolvimento de ações é necessário a atuação dos profissionais de várias áreas de conhecimento ", disse.

A pró-reitora de pesquisa e reitora em exercício do IFRR, professora Fabiana Sbaraine, explica que o Dia C da Ciência é uma forma de alertar as pessoas sobre os desafios no ensino por conta dos cortes do Governo Federal. "O dia C da Ciência é a marca da nossa luta diante dos cortes que estão afetando a nossa educação. Como produzir com cada vez menos recurso? Além disso,  os pesquisadores estão saindo para estudar fora do país, devido a falta de estímulo para produzir novos conhecimentos", explica.

O IFRR  e a UFRR aderiram a primeira edição do Dia C da Ciência, uma mobilização nacional das instituições de ensino superior e pesquisa. As duas instituições estão realizando um dia de atividades para a comunidade externa, pesquisadores, alunos das escolas estaduais, municipais e privadas. A UERR também está contribuindo com o debate, considerando o anúncio feito pelo reitor em exercício da instituição na perspectiva de criação da Fundação de Amparo a Pesquisa (FAP) pelo Governo de Roraima, instrumento que vai permitir investimentos regionais, nacionais e internacionais para pesquisa em âmbito local. "Apenas Roraima não tem um a fundação no país e a governadora anunciou que criará a FAP no estado", destacou Favreto. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página