Desmantelamento da ciência brasileira ameaça o patrimônio da biodiversidade global
No estado de Roraima o Programa de Pesquisa sobre Biodiversidade (PPBio) possui grades e módulos de pesquisa instalados, os quais tem sido objetos de estudos de pesquisadores e discentes da graduação e pós-graduação. As infrestruras básicas de pesquisa estão instaladas no Parque Nacional do Viruá, Estação Ecologica de Maracá e no Campus Cauamé da Universidade Federal de Roraima.
No meio de uma crise política e fiscal, o governo brasileiro está aplicando sucessivos cortes no orçamento, incluindo no financiamento científico. Os cortes recentes afetam radicalmente os programas de pesquisa sobre biodiversidade que são componentes cruciais para o projeto e monitoramento de políticas públicas para a conservação da natureza e O desenvolvimento sustentavel. de
Analisamos as conseqüências de tais cortes no Programa de Pesquisa sobre Biodiversidade (PPBio), a maior rede de pesquisa de biodiversidade no Brasil (626 pesquisadores, nove redes em todo o Brasil biomas).
O Brasil ocupa uma parte substancial da biodiversidade mundial e das florestas tropicais que desempenham um papel papel importante para a estabilidade climática regional e global. Se o subfinanciamento for mantido, o desmantelamento do PPBio brasileiro terá consequências que vão além do conhecimento da biodiversidade em si, mas afetam sociedade como um todo. O Brasil provavelmente não alcançará os Objetivos Nacionais para a Biodiversidade 2011-2020, e será difícil cumprir o objetivo de restauração da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileiro e avançar com o desenvolvimento sustentável.
A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) é o principal instrumento de comunicação dos compromissos individuais assumidos pelas Partes no Acordo de Paris sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Além de ações de redução de emissões de gases de efeito estufa, a NDC contém também elementos de adaptação aos efeitos adversos da mudança do clima e meios de implementação (financiamento, transferência de tecnologia e capacitação).
Visando conscientizar a população sobre as consequências deste desmantelamento de estruturas de pesquisa no Brasil, grupos de pesquisadores redigiram o artigo “Dismantling Brazil’s science threatens global biodiversity heritage”, que acaba de ser publicado na revista “Perspectives in Ecology and Conservation”. Neste artigo, a UFRR está representada pelo Prof. Dr. Marcos Vital, do Centro de Estudos da Biodiversidade (CBio) e do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais – PRONAT.
Acesse o artigo aqui: https://doi.org/10.1016/j.pecon.2017.07.004
Redes Sociais