UFRR participa da mobilização social Setembro Amarelo
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) integra o grupo de instituições públicas e privadas que participará das ações do 2° Setembro Amarelo em Roraima. O protocolo de intenções da parceria foi assinado na manhã desta segunda-feira (11) pelo vice-reitor Américo de Lyra, em cerimônia realizada no Ministério Público Estadual.
O Setembro Amarelo é uma mobilização que visa prevenir casos de suicídio. Neste ano, o slogan da campanha é “Doe um minuto, salve uma vida”. Conforme Jeanne Sampaio, promotora de Defesa da Saúde, a ideia é propagar a mensagem da valorização da vida e enfrentar o tabu que cerca o assunto. “Não falar não previne que o suicídio aconteça”, destaca.
Para o professor Américo de Lyra, a importância da mobilização social está na identificação do problema que são os casos de suicídio e no envolvimento das instituições públicas e da sociedade civil. “É um momento de percepção maior de que é necessário unir forças e, a partir daí, fazer um planejamento mais incisivo no sentido de valorizar a vida e responder a esse problema que está posto”, afirma o vice-reitor da UFRR.
Atividades – Entre as diversas ações programadas para o Setembro Amarelo estão a divulgação da rede de apoio psicossocial existente no Estado, a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, marcada para o dia 25, e a II Caminhada para a Vida, que será dia 30 na praça Germano Augusto Sampaio.
Redes Sociais