Grupo de pesquisa promove colóquio sobre mudanças climáticas
O Grupo de pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia realiza o evento no dia 12 de setembro como parte de suas atividades regulares de fomento do debate cientifico. Este é o sexto colóquio promovido pelo grupo na Universidade Federal de Roraima.
Os professores Marcos Braga do Instituto Insikiran, Núbia Abrantes do Curso de Ciências Biológicas, Schirley Luft e Simão Farias do Curso de Comunicação Social vão discutir as crises ambientais e as consequências advindas das mudanças climáticas. “O propósito geral é fazer um recorte crítico dos fenômenos relacionados ao aquecimento global e seus impactos ecológicos e sociais”, destaca o coordenador do grupo de pesquisa Professor Simão Farias.
O tema será retratado do ponto de vista das áreas da educação indígena, ciências biológicas e jornalismo, incluindo discussões sobre povos indígenas e meio ambiente, distinção entre fenômenos climáticos e mudanças climáticas, a pauta e a cobertura nos meios de comunicação e o jornalismo interpretativo acerca desses fenômenos.
“Existe uma necessidade cada vez mais urgente de se debater a cobertura de temas ambientais feita pela imprensa, especialmente aqueles mais complexos e que repercutem direta ou indiretamente na nossa qualidade de vida, nos aspectos locais e globais que circundam essa questão”, aponta a professora Schirley Luft.
A professora Núbia Abrantes vai apresentar as confusões comuns feitas pela sociedade entre fenômenos climáticos e mudanças climáticas. Já o professor Marcos Braga irá defender a educação ambiental nas comunidades e escolas indígenas diante das mudanças climáticas no planeta e na Amazônia.
“Fenômenos naturais como El Niño e La Niña provocam mudanças no clima com prejuízos ambientais à biodiversidade e sócio-econômicos mesmo antes do início da Era Industrial e seus processos de poluição e contaminação, mas as ações do homem vêm criando ambientes que afetam a saúde”, alerta a professora Núbia.
O colóquio acontece no dia 12 de setembro a partir das 18 horas no Auditório do Curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiran. Na ocasião será lançado o livro do pesquisador Simão Farias, a obra acadêmica Ecocrítica da cartografia metafórico-interpretativa na não ficção de mudanças climáticas, clima e danos ambientais.
LANÇAMENTO - O livro faz a distinção entre narrativas sobre mudanças climáticas, clima e danos ambientais. A obra é dirigida a profissionais e estudantes de comunicação, jornalismo, das letras, ciências biológicas e sociais interessados em analisar fatos e fenômenos ambientais. Contém dicas acerca das fases interpretativas de uma crítica ecológica. A produção científica inclui conto literário e análise de biografias, ensaios, livro-reportagem, reportagem e documentário, entre eles A queda do céu, do líder yanomami David Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert. O livro custa R$ 20.
Redes Sociais