Interculturalidade - III Semana dos Povos Indígenas movimenta UFRR
A abertura da III Semana dos Povos Indígenas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) ocorreu ontem, às 15h, no auditório Alexandre Borges, com a participação de estudantes e professores do Instituto Insikiran de Ensino Superior Indígena, representantes de movimentos indígenas e da Administração Superior da UFRR.
As atividades terminam na próxima quarta (6) e conta com diversas ações que apresentam as produções científicas, artísticas e culturais dos povos indígenas neste processo de valorização da diversidade social e cultural presente no extremo norte do Brasil.
O tema escolhido é A Formação Intercultural de Indígenas no Contexto da Universidade, que pretende trazer à reflexão de como a formação intercultural vem sendo trabalhada na instituição de ensino superior, seja no contexto do Instituto Insikiran ou nos demais cursos da UFRR, levando-se em conta a função social da universidade nas demandas sociais e políticas da região amazônica. A UFRR foi a primeira universidade federal a implementar a educação superior intercultural no atendimento às demandas dos movimentos indígenas.
Na abertura dos trabalhos participaram o reitor da UFRR, Jefferson Fernandes, representantes da Pró-reitora de Ensino e Graduação (PROEG), Pró-reitora de Assuntos Estudantil e Extensão (PRAE), do curso de Licenciatura intercultural, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIRR) e do movimento estudantil do Insikiran. A palestra de abertura sob o tema “Gênero e Diversidade na Universidade” foi realizada pela professora Iraildes Caldas Torres, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O reitor Jefferson Fernandes destacou a importância da luta dos povos indígenas na garantia dos seus direitos em momentos de turbulência pelo qual atravessa o país, e destacou o diálogo da UFRR e dos movimentos indígena na perspectiva de formação e qualificação de professores, profissionais e futuras lideranças no estado de Roraima.
O professor Marcos Braga, coordenador geral do evento, explica que o protagonismo da semana é dos estudantes, pesquisadores, professores, mestres e mestras indígenas de diferentes etnias de Roraima, dentre elas, Macuxi, Wapichana, Wai Wai,Ye’kuana, Yanomami,Taurepang, Ingarikó, Patamona e Sapará. O evento conta com grupos de trabalho, mostra acadêmica e científica, atividades culturais e mesas redondas.
A Semana vem ao encontro das diretrizes contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição e nos Projetos Políticos Pedagógicos – PPPs dos Cursos do Insikiran e demais cursos da UFRR que oferecem políticas de ação afirmativa com vista ao fortalecimento das políticas educacionais indigenistas e valorização das culturas indígenas no contexto da universidade, além do respeito à diversidade étnico-cultural dos povos indígenas de Roraima.
A programação está disponível em: http://ufrr.br/povosindigenas/
Contato: 98119.3328, prof. Marcos Braga
Redes Sociais