Valorização - UFRR realizou 766 capacitações para servidores em dois anos
Nos últimos dois anos, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) abriu 766 vagas para capacitação de servidores. Como parte de uma política de valorização e humanização da UFRR, a Coordenação de Capacitação do Servidor (Caps) ofertará ainda 350 vagas em diversos cursos este ano.
O coordenador do Caps, Rafael Barros explica a importância de investir na capacitação dos servidores da UFRR. “É uma forma de valorizar os servidores, em promover o desenvolvimento das competências individuais e profissionais para que possam contribuir com os objetivos estratégicos da instituição”, disse.
Desde 2015 até o primeiro semestre de 2017 foram feitas 766 capacitações, sendo 41% em cursos externos e 59% em cursos internos. O coordenador observa que o crescimento em cursos internos é positivo para a Universidade. “Os cursos externos tem custo muito maior que os cursos internos, pois exigem pagamento de taxas de inscrição, além de despesas com diárias e passagens quando realizados fora da Capital”, disse.
Rafael diz ainda que não são contabilizadas as capacitações de docentes em eventos externos, uma vez que centros acadêmicos e coordenações de cursos possuem orçamento próprio e são responsáveis pelo custeio dessas capacitações, dentre elas, diárias, passagens e taxas de inscrição.
Investimento - Em 2017, foram investidos aproximadamente R$ 190 mil em cursos externos, nas despesas com diárias e passagens. Para pagamento dos instrutores nos cursos internos foi empenhado R$ 28 mil.
Neste ano, de acordo com o Plano Anual de Capacitação, há a previsão de realizar mais dez cursos internos totalizando, 290 vagas e 60 participações de técnicos administrativos em eventos externos, gerando 350 novas oportunidades.
Os cursos mais procurados são para a área administrativa. A Administração Superior tem como compromisso o investimento com recursos próprios neste processo de qualificação do servidor técnico-administrativo e todos os interessados podem acessar os cursos, conforme diálogo e planejamento interno das unidades da instituição.
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