Ecologia: pesquisador de Comunicação da UFRR lança livro sobre mudanças climáticas
O professor Simão Farias, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR) lança no dia 12 de setembro, no auditório do Curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Núcleo Insikiran da UFRR, às 18h, o livro “Ecocrítica da cartografia metafórico-interpretativa na não ficção de mudanças climáticas, clima e danos ambientais”.
Durante o lançamento, ocorrerá um colóquio sobre mudanças climáticas, organizado pelo grupo de pesquisa “Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia”, com a presença dos professores doutores Marcos Braga do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena (Insikiran), Maria Schirley Luft (Comunicação Social) e Núbia Abrantes (Ciências Biológicas).
Este é o 10° livro do professor Simão Farias e o quinto envolvendo preocupações ecológicas. “Não podemos mais fechar os olhos para uma problemática do nosso presente. Não podemos mais adiar este assunto ao futuro. A grande maioria dos países está se engajando nesta causa contra o aquecimento global porque já passamos dos limites toleráveis”, explica.
Sobre a obra – Na publicação, os leitores encontrarão ensaios, conto literário, análise de biografias, livro-reportagem, reportagem e documentário. A obra analisa também o livro publicado pelo líder Yanomami David Kopenawa em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert, intitulado “A queda do céu”, que debate a cosmologia ameríndia na crítica xamânica às questões ambientais contemporâneas.
O autor faz a distinção entre narrativas sobre mudanças climáticas, clima e danos ambientais. A obra é dirigida aos profissionais e estudantes de Comunicação, Jornalismo, Letras, Ciências Biológicas e Sociais, interessados em analisar fatos e fenômenos ambientais. Contém dicas acerca das fases interpretativas de uma crítica ecológica.
Biografia do autor - Simão Farias Almeida é líder do Grupo de pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia, da Universidade Federal de Roraima (CNPq/UFRR). Membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA). Diretor da Associação Brasileira de Literatura e Ecocrítica (ASLE BRASIL). Autor de Jornalismo ambiental em formato livro (2014), organizador e autor do livro Mídia, informação e meio ambiente (2016) e dos livros de ficção ambiental Ode de Ana Maria (2016) e Memória de voos rasos e gravidades (2016). Apresentou trabalhos científicos sobre Jornalismo e Cinema Ambiental no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos. Publicou artigo (2016) sobre a crise de representação ambiental no jornalismo brasileiro em livro de editora norte-americana.
Professor Simão Farias (95) 98102-5470
Redes Sociais