De 4 a 6 de setembro - Participe da III Semana dos Povos Indígenas
A Semana dos Povos Indígenas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) é o resultado de um esforço coletivo para reunir e apresentar a toda a sociedade roraimense, o pensamento e a produção artística, científica e cultural dos indígenas. O evento será de 4 a 6 de setembro, no auditório Alexandre Borges e no Insikiran/UFRR.
A III edição do evento terá como tema A Formação Intercultural de Indígenas no Contexto da Universidade. O objetivo é trazer à reflexão de como a formação intercultural vem sendo trabalhada na instituição de ensino superior, seja no contexto do Insikiran ou nos demais cursos da UFRR, levando-se em conta a função social da universidade nas demandas sociais e políticas da região amazônica.
A Semana vem ao encontro das diretrizes contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição e nos Projetos Políticos Pedagógicos – PPPs dos Cursos do Insikiran e demais cursos da UFRR que oferecem políticas de ação afirmativa com vista ao fortalecimento das políticas educacionais indigenistas e valorização das culturas indígenas no contexto da universidade, além do respeito à diversidade étnico-cultural dos povos indígenas de Roraima.
As inscrições para apresentação de trabalhos e participação podem ser feitas pelo site: http://ufrr.br/povosindigenas/
Histórico - Em 2014 foi realizada a I Semana dos Povos Indígenas da UFRR, entre os dias 26 e 28/08/2014 em parceria com o II Encontro de Todos os Povos se estendendo até o dia 19/09/2014, e a Galeria Jaider Esbel de Arte Indígena Contemporânea. A II Semana dos Povos Indígenas da UFRR foi realizada entre os dias 27 a 29/01/2016, em conjunto com o III Encontro de Todos os Povos, se estendendo até o dia 29/02/2016.
A Semana dos Povos Indígenas da UFRR é uma realização do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena – INSIKIRAN, com o apoio de instituições governamentais, a exemplo da Fundação Nacional do Índio e das organizações indígenas de Roraima, a saber: Conselho Indígena de Roraima – CIR, Organização dos Professores Indígenas de Roraima – OPIRR, Organização das Mulheres Indígenas de Roraima - OMIRR, Associação dos Povos Indígenas de Roraima –APIRR, Conselho do Povo Ingaricó – COPING, entre outras.
O evento é protagonizado por artistas, artesãos, estudantes, pesquisadores, professores, mestres e mestras indígenas de diferentes etnias do estado de Roraima. A Semana dos Povos Indígenas é fruto de uma demanda identificada a partir das experiências (Processo Seletivo Específico para Indígenas - PSEI e Insikiran), que a UFRR adota como ação institucional e continuada, possibilitando um espaço a mais aos indígenas para a montagem de um portfólio de saberes e fazeres e sua inserção no contexto global. Práticas de saberes ancestrais e vivências tradicionais, feira de artesanato, culinárias e oficinas são parte das atividades.
Redes Sociais