Campanha de arrecadação para refugiados
A Rede Acolher e o Grupo Interdisciplinar de Fronteiras (Geifron), núcleos de extensão da Universidade Federal de Roraima, estão arrecadando de forma permanente alimentos e roupas para os venezuelanos em Boa Vista. A campanha apresenta o tema: “Vamos nos unir?”, procura sensibilizar a população para atitudes de doação aos refugiados no Estado.
Os principais pontos de coleta são o Bloco 1, na coordenação de Letras/Libras, sala 129, e o Núcleo de Relações Internacionais (NAPRI), principalmente, pela manhã das 8:30 às 12:00. As arrecadações serão distribuídas tanto entre os refugiados que estão no abrigo, quanto entre os migrantes participam das aulas de português oferecidas diariamente pelos Núcleos.
Solidariedade e empatia, ou seja, se perceber no outro como ser humano e merecedor de respeito, são atributos essenciais para acolher qualquer pessoa que está passando por um momento de crise. Pensando nisso, várias atividades pedagógicas, lúdicas e apoio em geral estão sendo ofertadas por voluntários dos núcleos da UFRR, com intuito de incluir e também trocar culturalmente conhecimento.
IMIGRAÇÃO
A imigração em Roraima cresceu consideravelmente desde 2014. Devido à crise na Venezuela, cerca de 40 mil refugiados entraram no estado desde 2016 e 5.787 fizeram pedido de refúgio. Por isso, organizações governamentais e da sociedade civil em geral estão arrecadando mantimentos para dar condições mínimas de sobrevivência dos refugiados na capital.
Redes Sociais