Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR: Pesquisadora identifica 60 espécies de plantas e tem publicação aprovada em Museu nos EUA

Published: Wednesday, 09 August 2017 14:28 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

O guia de plantas macrófitas aquáticas elaborado pela doutoranda da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Raíssa Sampaio, foi publicado no final do mês de julho no Museu Field dos Estados Unidos, conhecido por ter um grande acervo histórico da biodiversidade mundial.

A doutoranda da UFRR, Raíssa Sampaio, explica a importância do guia de plantas como fonte de pesquisa para outros estudos no Estado de Roraima. “O guia possui fotos e a classificação da planta, o que facilita a consulta dos pesquisadores mesmo sendo de outras áreas de conhecimento. A obra é uma maneira de ressaltar a importância da preservação das plantas”, explicou.

As plantas são fundamentais para o funcionamento dos ambientes aquáticos, utilizadas na recuperação de rios e lagos poluídos, hospedeiras de algas e bactérias fixadoras de nitrogênio. Servem como abrigo e alimento para os pequenos peixes.

O acervo levou quatro anos de produção, na coletar e análise de plantas macrófitas nas regiões como no campo experimental do Água Boa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Roraima), Parque Nacional do Viruá, no município de Caracaraí, e a Estação Ecológica de Maracá.

Para a classificação das plantas, a doutoranda da UFRR, Raissa Sampaio, realizou pesquisa bibliográfica e consultou vários especialistas da área, resultando na identificação de 60 espécies, 43 gêneros e 27 famílias de plantas macrófitas aquáticas no Estado de Roraima.

Trajetória - Raíssa apresentou a pesquisa como trabalho de conclusão do curso de bacharelado em Ciências Biológicas em 2012, depois embarcou no mestrado por meio do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT) e doutorado no Programa de Pós-Graduação de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) que promove estudos científicos da biodiversidade do Brasil.

O guia de plantas faz parte do PPBIO, idealizada pela coordenadora do Programa de iniciação Científica (PIC), Lucília Dias Pacobahyba, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Fabiana Granja, material gráfico produzido pela mestranda da UFRR, Lorrane Aesha e recurso de imagem do fotógrafo profissional, Roberto Caleffi. Para conhecer o guia de plantas acesse AQUI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página