Alunas do curso de Letras apresentaram projetos científicos em Buenos Aires
Três estudantes do curso de letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Lirian Lira, Edileia de Lira e Rosineide Lima, apresentaram seus projetos científicos na III Jornadas de Jóvenes Lingüistas na Universidade de Buenos Aires, Argentina.
O evento reuniu alunos de graduação e pós-graduação vindo de vários países como de Chile, Argentina, Uruguay, Bolívia e o Brasil, que pela primeira vez foi representado por três alunas da UFRR, uma aluna da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e duas pesquisadoras.
Foi a primeira vez que a estudante da UFRR, Lirian Lira, apresentou projeto cientifico no exterior que foi bem recebido pela Universidade de Buenos Aires e está se organizando para participar da próxima edição.
“A experiência foi muito boa, estou impressionada como a gente conseguiu produzir uma pesquisa. É a primeira vez que brasileiros participam de um evento como esse, a Jornada se interessou muito por trabalhos sobre a Língua Portuguesa”, disse.
Para a realização da viagem das alunas, a UFRR disponibilizou o auxílio Pró-Ciência para ajuda de custo.
As alunas apresentaram “Interferências Gramaticales em Producciones de Venezolanos Aprendientes de Português como Lengua Extranjera” que faz parte do Projeto do Programa de Iniciação Cientifica (PIC) Contato linguístico na fronteira Brasil x Venezuela: análise de produções textuais de hispanos aprendizes de Português como língua estrangeira (PLE). O Corpus Brasileño de Lengua Española e um dicionário derivado do Corpus “Dicionário de Abreviaturas del Corpus Brasileño de Lengua Española”. Os projetos fazem parte do Programa de Iniciação Cientifica (PIC) e do Corpus Brasileno de Língua Espanola (CBRASLE), sob coordenação dos professores Fabrício Mota e Eliabe Procopio, respectivamente.
Redes Sociais