Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR contrata primeiro professor surdo para ministrar Libras

Published: Monday, 31 July 2017 11:30 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

Para atender  a demanda da  Universidade Federal de Roraima (UFRR)  que necessita de intérpretes  e tradutores  de libra, a universidade contratou o primeiro professor surdo que vai ministrar aulas na graduação de Letras/Libras para alunos ouvintes e duas alunas surdas.

Israel Bissat Amim, 30 anos, natural do estado do Acre, é o primeiro professor surdo na instituição. Ele foi selecionado entre 11 inscritos no concurso de Linguística das Libras, que ocorreu no mês de maio deste ano. O edital foi disponibilizado três vezes, mas nas duas primeiras edições que exigia o mestrado na área, não houve candidatos à disposição. Logo a instituição decidiu abrir uma vaga para os profissionais com pós-graduação.
Conforme a coordenadora do curso de Libras da UFRR, Alessandra Cruz, Amim vai ministrar aulas de Libras 1, Libras 3 e Laboratório de Língua de Sinais aos alunos do 1º, 3º e 7º semestres do curso, no segundo semestre de 2017.


O professor se surpreendeu ao saber que seria o primeiro professor surdo da UFRR. “Estou muito ansioso para começar a ministrar as aulas e conhecer os alunos!”, sinalizou Amin. A metodologia para ministrar as aulas, conta com apoio de vídeos, slides, imagens, muita conversação por meio de Libras e tradução com movimentos das mãos e expressões aguçadas.
Amin foi diagnosticado aos dois anos de idade, a mãe tentava se comunicar com palmas e conversas, mas o filho não correspondia. No estado do Acre, ele visitou o primeiro médico, que o encaminhou a São Paulo (SP), onde foi confirmado a deficiência auditiva.
Com quase cinco anos, quando ingressou na escola especializada para surdos, começou a aprender Libras. Quando atingiu a 5ª série foi mandado para a escola de inclusão, na qual concluiu o Ensino Médio. Após o término e junto aos estudos universitários, começou a trabalhar no Centro de Apoio ao  Surdo (CAS) como instrutor de Libras. O objetivo era ensinar intérpretes, professores ouvintes e até mesmo crianças, além dos cursos básicos e avançados. Logo se formou em Letras/Português-Inglês e fez a pós-graduação em Libras.

Libras – Com apenas três anos de implantação, o curso de Libras da UFRR foi avaliado pela primeira vez por uma equipe do Ministério de Educação (MEC), no mês passado, obtendo nota quatro (4) em uma escala de 0 a 5.
“Ficamos muito felizes com nota, os professores e os alunos estão empenhados para fazer o curso crescer, pois a nossa área visa atender uma demanda social. Entendemos que tem muita coisa para ser feito, mas nosso alvo é alcançar a nota 5”, explicou a coordenadora.

Cerca de 60 alunos estão matriculados na área. No segundo semestre de 2017, ingressa uma nova turma com 20 estudantes. No próximo ano, a primeira turma do curso vai se formar. Eles serão os novos tradutores e intérpretes de Libras que irão auxiliar os deficientes auditivos e surdos em Roraima.

Inclusão – O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Núcleo Construir) da UFRR realiza acompanhamento educacional de 231 alunos com deficiência. Com objetivo de desenvolver ações para garantir a inclusão do estudante na vida acadêmica, eliminando as barreiras pedagógicas, arquitetônicas e na comunicação.

Oferta – A UFRR está com inscrições abertas para o curso básico de Libras, podem participar estudantes, professores e a comunidade em geral. As aulas iniciam no mês de agosto no período de férias. O interessado deve procurar a coordenação do Curso de Libras que fica no Bloco 1.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página