Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reitoria e curso de Engenharia Elétrica discutem projeto para reduzir custos com energia na UFRR

Published: Friday, 21 July 2017 17:35 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

Na manhã desta sexta-feira (21), a administração superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e professores do curso de Engenharia Elétrica discutiram a proposta de criar um projeto para otimizar o uso de energia na instituição, reduzindo os custos e criando uma cultura de economia, primeiramente no campus Paricarana, depois Cauamé e Mupuru.

A ideia do projeto desenvolvido por professores do Curso é atuar na melhoria da qualidade das redes de distribuição, criando setores separados para as cargas, fato que permitiria dar manutenção em uma carga específica, enquanto outra funcionaria normalmente. Também permitirá atuar nas instalações elétricas prediais permitindo trocas ou uso de material mais econômico. 

O reitor da UFRR, Jefferson Fernandes, diz que existe um gasto alto com energia nos campi. "É importante agirmos em conjunto para economizar energia. Hoje temos uma meta de diminuir os gastos de energia em 20%, que é uma imposição legal. Em segundo lugar, entendemos que as soluções técnicas para este tipo de problemas estão dentro das nossas unidades. É muito importante para a gestão ter um programa proposto por professores com o objetivo de economizar energia e vamos valorizar estas iniciativas", destaca o reitor.

O professor Francisco Diego explica que o diálogo entre a Reitoria e o Curso de Engenharia Elétrica é um passo fundamental para o sucesso do projeto e representa um ganho exponencial não só para a UFRR, mas para a própria distribuidora de energia, que vai poder transferir esta energia para outras regiões. "Queremos continuar este diálogo que é importante para todo o Estado", afirma.

Adir Severo, pró-reitor de Infraestrutura da UFRR, fala que melhorar a qualidade de distribuição de energia nos campi da instituição sempre foi uma grande preocupação da Proinfra. "Estamos buscando desde o princípio equacionar a questão da infraestrutura da universidade. A UFRR cresceu em termos de edificações, mas esta parte de energia e do saneamento básico não acompanhou este crescimento. Com esta parceria com o curso de Engenharia Elétrica teremos vários benefícios, sabedores que temos um desafio de mudança cultural também por parte da comunidade acadêmica quanto a um melhor uso da energia", pontua.

registrado em:
Fim do conteúdo da página