Políticas públicas para regiões de fronteiras são debatidas em livro organizado pelo IPEA
Por meio dos trabalhos da oficina técnica realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI), nos dias 15 e 16 de junho de 2016, na cidade de Brasília (DF), foram levantadas questões por especialistas, no sentido de apresentar problemas e promover as discussões sobre o tema fronteiras, resultando na publicação “Fronteiras do Brasil: uma análise de políticas públicas”, que está no segundo volume.
Diversos profissionais do Brasil e do exterior participaram dos debates, ligados direta e indiretamente ao tema (governos federal e estaduais, pesquisadores, universidades, agências sul-americanas, consultores). O conteúdo das discussões mostrou a complexidade e a diversidade dos problemas das fronteiras brasileiras, envolvendo questões sobre segurança, defesa, social, econômica, ambiental, infraestrutura econômica, cidades gêmeas, entre outras.
A Universidade Federal de Roraima esteve presente nas discussões, representada pela professora Alessandra Rufino Santos, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da UFRR. Rufino é vice-líder do Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras (GEIFRON) da mesma instituição e que foi uma das debatedoras do livro.
A publicação traz a visão geral, nacional, das políticas públicas sobre fronteiras. Ao todo, são cinco partes com 11 capítulos, mostrando os antecedentes de pesquisa sobre fronteiras no Ipea; as apresentações e os debates da oficina de Brasília; a rede urbana e a fronteira brasileira; a dinâmica e os resultados dos trabalhos em grupo; e as conclusões e recomendações. A obra é o primeiro passo para a construção de uma importante linha de pesquisa e representa uma valiosa contribuição ao debate sobre fronteiras no Brasil.
O material está disponível aqui.
Redes Sociais