Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Políticas públicas para regiões de fronteiras são debatidas em livro organizado pelo IPEA

Published: Friday, 07 July 2017 14:52 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

Por meio dos trabalhos da oficina técnica realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI), nos dias 15 e 16 de junho de 2016, na cidade de Brasília (DF), foram levantadas questões por especialistas, no sentido de apresentar problemas e promover as discussões sobre o tema fronteiras, resultando na publicação “Fronteiras do Brasil: uma análise de políticas públicas”, que está no segundo volume. 
 
Diversos profissionais do Brasil e do exterior participaram dos debates, ligados direta e indiretamente ao tema (governos federal e estaduais, pesquisadores, universidades, agências sul-americanas, consultores). O conteúdo das discussões mostrou a complexidade e a diversidade dos problemas das fronteiras brasileiras, envolvendo questões sobre segurança, defesa, social, econômica, ambiental, infraestrutura econômica, cidades gêmeas, entre outras.

A Universidade Federal de Roraima esteve presente nas discussões, representada pela professora Alessandra Rufino Santos, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da UFRR. Rufino é vice-líder do Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras (GEIFRON) da mesma instituição e que foi uma das debatedoras do livro.
 
A publicação traz a visão geral, nacional, das políticas públicas sobre fronteiras. Ao todo, são cinco partes com 11 capítulos, mostrando os antecedentes de pesquisa sobre fronteiras no Ipea; as apresentações e os debates da oficina de Brasília; a rede urbana e a fronteira brasileira; a dinâmica e os resultados dos trabalhos em grupo; e as conclusões e recomendações. A obra é o primeiro passo para a construção de uma importante linha de pesquisa e representa uma valiosa contribuição ao debate sobre fronteiras no Brasil.

O material está disponível aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página