Roraima conquista duas medalhas de ouro na OBMEP
Dois alunos do ensino fundamental do Estado de Roraima serão premiados com a medalha de ouro da 12º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2016. A solenidade ocorre no dia 11 de agosto as 14h30, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Os premiados são os alunos Paulo Ricardo Souza Rodrigues da Escola Tancredo Neves e Pedro Araújo de 13 anos do Colégio de Aplicação da UFRR. “Sempre gostei de matemática devido aos cálculos. Consegui a primeira medalha na Olimpíada 2015, consequentemente, fui contemplado com uma bolsa no CNPQ. As aulas de matemática nos sábados ajudaram-me na preparação para a Olimpíada 2016”, disse.
Neste ano ocorre 13º OBMEP. A primeira prova já foi aplicada e a divulgação dos aprovados para a segunda fase ocorre no mês de agosto. Para preparar os alunos que irão encarar a segunda fase, o professor do departamento de Matemática da UFRR e coordenador regional da OBMEP, Gilson Costa, vai iniciar um curso no dia 8 de julho às 8h da manhã no auditório do Instituto Insikiran da UFRR. Serão dez encontros para aproximar os professores da matemática com enfoque na Olimpíada que em seguida serão repassados os conhecimentos aos estudantes.
Esta ação faz parte do movimento chamado: Sou + Matemática, com objetivo de provocar discussões entre profissionais da educação na tentativa de criar alternativas pedagógicas a fim de tornar a disciplina mais interessante, atrativa e lúdica para os alunos e os professores. Conheça as ações do professor no site. (http://profgilson.com.br/)
O movimento propõe executar as seguintes ações: preparar os alunos para as provas da OBMEP e Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), criar ciclo de palestras, minicursos, oficinas, promover encontro dos professores e dialogar sobre as disciplinas da graduação e os temas cobrados no vestibular e o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Que serão feitas por meio de cursos de extensão oferecidas pelas instituições de ensino.
“Acredito que trabalhando juntos obteremos respostas mais satisfatórias. Diante disso, tive a ideia de criar um grupo de trabalho para discutir alternativas de como melhorar o ensino e aprendizagem da matemática em Roraima”, disse. O professor relata que o maior desafio para fortalecer o ensino da matemática no ensino superior e médio está na forma de ministrar. Já que se tratar de uma área que exige do profissional uma boa didática e o conhecimento sólido.
Neste ano, o professor busca parcerias para realizar uma oficina de confecção de pipa tetraédrica nas escolas do interior com a proposta de ensinar matemática de forma prática e divertida.
Programa Aprenda Mais – Outra ação desenvolvida são as aulas de matemática ofertada pelo Programa Aprenda Mais da Pró-reitoria de Ensino e Graduação da (Proeg/UFRR), as aulas são ofertadas para os alunos da universidade.
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