Curso de Libras recebe avaliação 4 do MEC
O Curso de Letras - Libras da Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebeu, no mês passado, equipe do Ministério da Educação (MEC) para avaliação in loco de reconhecimento. Criado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFRR) em 2013, esta foi a primeira avaliação do Curso, que obteve nota 4, em uma escala que vai de 0 a 5.
Vinculado ao Centro de Comunicação Social, Letras e Artes Visuais (CCLA), o Curso foi criado com o propósito de atender a demanda de tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) qualificados, para atuar nos diversos contextos e segmentos sociais, no suporte às políticas públicas voltadas à inclusão social dos indivíduos surdos.
O Curso de Libras começou a funcionar em agosto de 2014, no turno noturno, e oferece, anualmente, 30 vagas. O corpo docente é composto por 9 professores (4 doutores, 2 mestres, 3 especialistas). O curso conta com infraestrutura que compreende um prédio próprio, com salas de aula equipadas, laboratório de ensino (em fase de implantação), biblioteca, espaços de convivência e de prática de esporte.
Avaliação – A comissão formada por dois professores do Ministério da Educação avaliou o curso de Letras – Libras no período de 21 a 24 de junho. Serviram de base para a avaliação o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Regimento, Relatórios de Autoavaliação (CPA), Regulamentos Internos, Atas das reuniões do NDE e do Conselho de Curso, entre outros documentos.
Contribuíram para a avaliação in loco as informações oriundas das reuniões com a Coordenação do Curso, com os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), com os integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o corpo docente do Curso e com o alunado.
Redes Sociais