Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR realiza ações de manutenção nos três campi

Published: Tuesday, 04 July 2017 15:00 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

A Pró-Reitoria de Infraestrutura da Universidade Federal de Roraima (Proinfra/UFRR) realiza várias ações para manutenção dos campi Cauamé, Murupu e Paricarana. Foram formalizados dois contratos, com recursos próprios, para manutenção predial e de refrigeração dos prédios institucionais, proporcionando mais segurança e conforto aos servidores e alunos da UFRR.

Também está em fase de finalização a renovação de um convênio com a Prefeitura de Boa Vista para manutenção da área urbana dos campi Cauamé e Paricarana. Com o convênio, os campi receberão, de forma periódica, ações da Operação Tapa Buracos e de iluminação pública. O convênio também inclui paisagismo, limpeza, capina e roçagem no campus Paricarana.

A parceria com a Prefeitura municipal é constante. Em junho a UFRR recebeu as equipes da Operação Tapa Buracos, sanando os problemas da pavimentação asfáltica no campus Paricarana.

Para a realização dos serviços de manutenção predial e de refrigeração, a Proinfra mapeou os locais com maior fluxo e realizou licitação para contratação de empresas terceirizadas. A manutenção de refrigeração e climatização está sendo realizada nas centrais de ar condicionado da instituição, priorizando as salas de aulas, laboratórios e bibliotecas, conforme a necessidade nos três campi da UFRR.

Já o contrato para manutenção predial tem atendido os três campi com serviços de manutenção elétrica, hidráulica e estrutural dos prédios institucionais. As ações incluem renovação da iluminação externa de estacionamentos e áreas comuns e substituição da iluminação interna das edificações por lâmpadas de LED, que possuem mais eficiência e durabilidade.

“A iluminação externa tem sido uma das prioridades hoje, muito embora o serviço esteja andando um pouco devagar, porque demanda uma logística maior. Mas mapeamos os pontos de maior intensidade como os blocos VI e VII, a região do Hidros/Igeo e a Biblioteca Central”, frisou o pró-reitor de Infraestrutura, Adir Severo.

As ações foram mais intensas nos restaurantes universitários (RU) do Murupu, Cauamé e Paricarana, que receberam renovação da pintura e do revestimento. No RU Paricarana também houve a construção de um piso de concreto. No campus Murupu, a manutenção predial inclui o alojamento masculino e a parte elétrica do castelo d’água.

“Esses serviços de manutenção são fundamentais para que as atividades administrativas, acadêmicas, de pesquisa e de extensão ocorram dentro da normalidade. Sabemos que ainda não conseguimos equacionar a manutenção, pela dimensão da Universidade e porque as empresas não conseguem absorver toda a demanda que é grande. Porém, a gente trabalha para equacionar os problemas”, frisou o pró-reitor.

Em construção – O campus Paricarana está recebendo obras de construção de outro castelo d’água, que vai ajudar no abastecimento de água potável, tendo em vista o aumento da demanda.

“Atualmente, temos apenas um castelo e quando tem algum defeito todo o campus fica sem água. Então esse novo reservatório permitirá que a gente atenda de forma mais ininterrupta o abastecimento de água”, destacou o pró-reitor.

Também já está em execução a construção do Pólo Avançado da UFRR, em São João da Baliza.

Segurança – A Proinfra também tem realizado ações para a melhoria da segurança na UFRR. “A Coordenação de Segurança fez um diagnóstico dos problemas de segurança no Paricarana e tem participado de capacitações, inclusive conhecendo a realidade de como é feita a segurança em outras universidades. Estamos trabalhando agora na contratação de mais câmeras de vigilância”, ressaltou Severo.

UFRR reduz ocorrências de crimes em 50% no campus Paricarana

Novos projetos – Além das ações que estão em execução, a Proinfra está com processos em fase de licitação para a construção de um novo castelo d’água no campus Murupu, previsto para o orçamento ainda deste ano.

Outra iniciativa foi o mapeamento dos pontos mais críticos de alagamento do campus Paricarana. Com o levantamento, que está em fase de licitação, será feita a construção da rede de drenagem (etapa 1), que sanará o alagamento dos principais locais.

Ainda para este ano, está prevista a reforma do complexo do Centro de Ciências da Saúde e a construção do anexo para o prédio do curso de Libras.

Pólo Avançado - Localizado na avenida São Lázaro, no município de São João da Baliza, a 326 km de Boa Vista, o Pólo Avançado da UFRR terá 11.400 m² de área construída, com salas de aula, laboratórios de pesquisa, informática e multimeios, biblioteca, área administrativa, banheiros adaptados e espaço para convivência, além de estacionamento.

UFRR lança pedra fundamental de polo avançado em São João da Baliza

registrado em:
Fim do conteúdo da página