Dois alunos receberão bolsa da UFRR para intercâmbio em 2017
A Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima (Crint/UFRR) concedeu duas bolsas aos alunos Jonathan Souza, 5º semestre de Engenharia Civil, e Rogério Montenegro, 5º semestre de Medicina. Os dois foram selecionadas para um semestre de intercâmbio em Portugal.
Rogério, 22, pretende aprofundar seus estudos sobre como funciona os serviços de saúde em Portugal. “Estou ansioso pela viagem de viver novas experiências lá fora, de saber como funcionam os serviços de saúde, como é a atenção primária e a classificação de risco. A Universidade de Coimbra é considerada uma das melhores em Portugal, possui um ensino tradicional, o que vai contribuir para a minha carreira acadêmica”, destacou.
Com o intercâmbio, Jonathan de 20 anos, terá um contato com outros professores e profissionais da área. “Uma oportunidade de estudar em outro lugar, vou aprender a adapta-me em outra cultura. O que vai me ajudar futuramente já que pretendo trabalhar no exterior”, frisou Jonathan.
O edital foi aberto no mês de setembro de 2016, com Objetivo de contemplar alunos de graduação em condição socioeconomicamente vulnerável. Os selecionados receberão um auxílio financeiro no valor de R$ 15.000,00 possibilitando a mobilidade acadêmica internacional.
O técnico administrativo da Crint, Daniel Albuquerque, explica que a seleção teve duas fases: o rendimento acadêmico e a situação socioeconômica. “Na entrevista, a motivação em realizar um intercâmbio acadêmico internacional foi um ponto relevante na escolha dos candidatos. Assim, oportunizamos aqueles alunos que sem esse auxílio jamais pensariam em fazer essa mobilidade. Será uma experiência única”, disse.
A Coordenadoria realiza o acompanhamento dos intercambistas da UFRR durante a mobilidade. Os acadêmicos viajam no semestre 2017.2 com a previsão de retorno em 2018.
Retorno de duas alunas - Neste ano, as alunas Tainá Aragão, Comunicação Social, e Vitória Soares Santos, de Relações Internacionais, retornaram ao Brasil com a bagagem cultural enriquecida. Em 2016, as duas foram contempladas com a bolsa no valor de R$ 10.000,00 para a realização da mobilidade acadêmica internacional.
Tainá foi a primeira aluna da UFRR a fazer intercâmbio para a cidade de Havana (Cuba), estudou na Universidad de La Habana, na Facultad de Comunicación. Durante o intercâmbio aprendeu sobre Fotografia, Oficina Audiovisual e Cinema Cubano, dentro da Cátedra Santiago Alvarez. “Conheci um país socialista, com um sistema de distribuição de renda muito mais igualitário do que o nosso, um país autônomo, solidário, democrático e comprometido com o desenvolvimento social”, disse.
Vitória foi para Portugal, na Universidade de Coimbra, o que mais lhe marcou na viagem, foi a dedicação dos professores no ensino, o acesso a livros e o aprendizado nas disciplinas sobre Europa e o mundo Árabe. “A experiência foi incrível e única, os professores são ótimos, tive a oportunidade conhecer pessoas vindas de vários países. Cresci e amadureci muito, incentivo aos alunos a fazerem um intercâmbio, contribui muito na formação acadêmica e pessoal”, relatou.
Redes Sociais