Conferência reúne bolsistas do Pibid

Published: Friday, 14 March 2014 11:32 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:08

Na manhã desta quinta-feira (14), no auditório do Pronat, os estudantes integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Roraima (Pibid/UFRR) participaram de uma conferência de apresentação do programa.

As dificuldades na aprendizagem e os desafios que o educador enfrenta em sala de aula foram o tema da palestra ministrada pelo professor Pedro Menin na conferência do Pibid. Ele falou sobre a necessidade dos professores sempre tentarem saber o que gera as dificuldades dos alunos. Conversar, saber a história de cada discente, é fundamental para o processo, explicou.

O professor Cássio Sanguini foi o responsável pela apresentação do Pibid aos alunos, trazendo mais detalhes sobre o programa, que abrange 17 escolas estaduais. Ele lembrou aos alunos que terão que desenvolver atividades, artísticas, monitorias, oficinas e elaboração de material didáticos, dentre outras tarefas

O Pibid/UFRR beneficia 432 acadêmicos das licenciaturas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Francês, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática, Música, Pedagogia, Química, Educação do Campo e todos os cursos de Licenciatura Indígena. Selecionados via edital, cada participante receberá R$ 400 mensais durante dois anos, com carga de oito horas semanais.

Os trabalhos serão desenvolvidos durante dois anos em escolas públicas das áreas urbana, indígena e rural de Boa Vista, sob orientação de um docente da licenciatura e de professores das escolas, que também são contemplados com uma bolsa no valor de R$750.

A professora Gersa Mourão, coordenadora do Pibid, desejou sucesso aos bolsistas e afirmou que participar deste projeto representa uma oportunidade do estudante e futuro professor reafirmar o seu compromisso com a educação.

O professor Fábio Wankler, pró-reitor de Ensino e Graduação, ressaltou que o Pibid/UFRR cumpre o papel de preparar os alunos para os desafios que vão encontrar nas salas de aula. A reitora Gioconda Martinez reforçou a importância dos investimentos no Pibid. “Uma formação docente de qualidade faz toda a diferença, traz todo um reflexo para a sociedade”, afirmou.

Aprendizado – Érika Barbosa, estudante de Letras/ Espanhol, integra o Pibid desde 2012, quando cursava o segundo semestre. Já atuou na escola Ana Libória, com alunos do Ensino Médio. Agora que está no quinto semestre vai repetir a experiência de atuar em sala de aula, desta vez com estudantes do ensino fundamental. “O Pibid contribuiu para entender a realidade do ensino. Percebi a necessidade de buscar aperfeiçoamento, cursar um mestrado, continuar estudando”, conta Érika.