Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmicos do Curso de Artes Visuais visitam escolas para falar sobre Pinturas Rupestres 

Published: Wednesday, 28 June 2017 16:03 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

Os acadêmicos de curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima realizaram, no Colégio de Aplicação, uma apresentação sobre a Pintura Rupestre em Roraima. Esta atividade faz parte dos Seminários Interdisciplinares, ação promovida pelo curso com o propósito de incentivar os acadêmicos a elaborar projetos e obras em Artes. Entre os dias 03 e 07 de julho a exposição estará na Escola Estadual Monteiro Lobato, no bairro centro.

Releitura em forma de painel dos grafismos rupestres elaborada pelos Acadêmicos do curso de Artes Visuais

Foto: Pablo Lupércio

Segundo dados do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) existem em Roraima 87 sítios arqueológicos catalogados. Interessados em conhecer os grafismos rupestres presentes em Roraima, os acadêmicos Arionilson Gomes, Pablo Lupércio, Humberto Miranda e Manoel Silva escolheram as obras que estão localizadas no sítio arqueológico "Pedra do Perdiz", próximo da comunidade do Perdiz, na Terra Indígena São Marcos, para realizar uma releitura em forma de painel.

Grafismos localizados na Pedra do Perdiz / Fonte: IPHAN Roraima

 

Segundo Arionilson, a escolha deste sítio também possui o objetivo de apresentar a professores e alunos que a Arte Rupestre também existe no estado de Roraima. “O objetivo do nosso trabalho é apresentar nas escolas este painel com representações de grafismos rupestres, com folders informativos e conversar com os professores sobre o Arte Rupestre em Roraima pois trata-se de um assunto que os livros didáticos não abordam”, destaca Arionilson.

Segundo os integrantes do grupo, as informações cedidas pelo IPHAN, resultaram na elaboração de uma releitura em painel com base nas técnicas de grafismo e materiais como tinta acrílica à base d’ água, carvão vegetal e esponjas para apresentar um aspecto rústico semelhante as superfícies rochosas. A obra fora exposta no Colégio de Aplicação da UFRR entre os dias 19 e 22 de junho.

A estudante do Colégio de Aplicação, A.B.S., acredita que trabalhos sobre Arte Rupestre podem ser utilizados para atividades entre as disciplinas na escola. “Seria uma ótima ideia a realização de trabalhos sobre pinturas Rupestres em sala de aula pois, além de despertar a curiosidade sobre a origem e os significados de cada obra, esta atividade poderá ajudaria os alunos a relacionar com outras disciplinas como História, por exemplo”. 

Com colaboração do professor José Victor Mattioni (curso de Artes Visuais da UFRR)

registrado em:
Fim do conteúdo da página