Escola Agrotécnica da UFRR recebe 55 netbooks do Projeto NetSolidário
Os alunos da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (Eagro/UFRR) receberam na tarde desta quinta-feira (22), 55 netbooks concedidos pelo reitor Jefferson Fernandes. As máquinas serão utilizadas pelos 24 alunos cadastrados que residem na zona rural e cursam o ensino médio ou tecnológico na Eagro.
O coordenador do projeto e professor de Ciências Sociais Agrárias da Eagro, João Henrique Rocha, explica que o processo de solicitação e criação do projeto iniciou devido a identificação da necessidade dos alunos em terem acesso às tecnologias e desenvolverem atividades acadêmicas com mais facilidade.
“Consideramos o projeto uma ação social que teve início no segundo semestre de 2016, desde então contamos com o trabalho do professor Antonio Benício, que garantiu juntamente com o reitor a transferência das máquinas para o NetSolidário. Além do professor do Colégio de Aplicação (CAp), Francisco Oliveira, que auxiliou na formatação e instalação dos programas. Essa iniciativa auxiliará na carreira educacional de todos os jovens da escola, além de garantir o envolvimento com a tecnologia da zona urbana”, disse João.
Para solicitar o empréstimo, os alunos devem possuir a carteirinha da biblioteca do campus Murupu. A ação também conta com o apoio da Biblioteca Central, por meio do diretor Rogério de Carvalho, para assegurar a conservação dos equipamentos e o uso coletivo dos alunos.
Para a acadêmica Edilene Ferreira, do curso técnico em Agropecuária, que reside no Polo P.A. Nova Amazônia, o auxílio dos netbooks vai garantir a qualidade do ensino e dos trabalhos.
“Nós tínhamos acesso à internet somente pelo celular através do wi-fi da UFRR. Agora com o empréstimo dos computadores será mais prática a entrega dos trabalhos no período estabelecido pelos professores e auxiliará nas apresentações melhorando o empenho de cada aluno”, disse Edilene.
Compartilhando conhecimentos – Os alunos cadastrados receberam um treinamento básico de como utilizar o equipamento, realizar buscas na internet e outras funções. A atividade foi ministrada no laboratório de informática da Eagro (campus Murupu) pela professora de informática Leide Andrade.
Redes Sociais