Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmicos de Agronomia da UFRR farão colheita de 6 mil espigas de milho

Published: Thursday, 22 June 2017 13:46 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

Estudantes de Agronomia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) farão, neste mês de junho, a colheita de 6 mil espigas de milho, de um plantio realizado no campus Cauamé da instituição. Esta será a segunda colheita dos acadêmicos. A primeira, em abril, foi de feijão-caupi.

As plantações foram iniciativa de 12 estudantes da turma 2013.1, com objetivo de colocar em prática o conhecimento adquirido na sala de aula e arrecadar recursos para formatura que vai ocorrer no final do ano. As atividades são realizadas com supervisão de Valdinar Ferreira, professor doutor do curso.

 “Primeiro procuramos o professor que cedeu um espaço para o plantio e também supervisiona todo o nosso trabalho”, explica o aluno do curso de Agronomia, Sonicley Maia, 24.

Em fevereiro, a turma iniciou o primeiro ciclo com plantio de feijão-caupi, conhecido como feijão verde sem agrotóxicos, no campo que possui 1/4 hectares. O resultado foi a colheita de aproximadamente 400 quilos, no mês de abril. Os produtos foram vendidos para alunos, professores e comunidade externa.

No segundo ciclo plantaram milho, que serão colhidos ainda este mês. A previsão é retirar 6 mil espigas. As vendas são favoráveis devido a época de festas juninas. A partir do milho é feito bolo, canjica, pamonha, entre outros pratos típicos da festa. Além disso, no mês de agosto os alunos darão início à plantação de melancia.

Professor de Agronomia, Valdinar Ferreira relata que a atividade de campo é uma forma de preparar os alunos para o mercado agropecuário. “A plantação é uma oportunidade de os alunos colocarem em prática o que viram no curso, como planejar uma plantação, manejar o solo, fertilização e sistema de irrigação”, explica.

O estudante do curso de agronomia, Ithalo Castro, 24, destaca que mesmo a turma concluindo a graduação, o projeto vai continuar com outros alunos matriculados. “O projeto não vai parar, continuará com outras turmas que terão todo o apoio da UFRR”, disse.

A turma pretende organizar um arraial no dia 7 de julho em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) de Agronomia, formandos de Zootecnia e Medicina Veterinária, além de montar uma mini-feira no Parlatório do campus Cauamé.

registrado em:
Fim do conteúdo da página