Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Começou nesta terça (13) curso de capacitação para atender população LGBT

Published: Wednesday, 14 June 2017 11:00 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

Começou nesta terça (13), o curso de Atendimento ao Público e Marketing Pessoal, atividade realizada por meio do Instituto de Geociências (IGEO), em parceria com a Associação de Travestis e Transexuais (ATERR). A ação faz parte do projeto de Extensão cadastrada na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE/UFRR) que visa qualificar a comunidade LGBT para o mercado de trabalho. A cerimônia ocorreu no auditório do salão nobre da reitoria. O curso vai até o dia 19.



Para o vice-reitor, professor Dr. Américo de Lyra, esta oportunidade de capacitação vai contribuir para a construção de uma cultura de respeito e valorização das diferenças. "Todos estão de parabéns pela iniciativa. A ação vai permitir com que a comunidade acadêmica avance na compreensão do valor do ser humano e reduza o preconceito", assinalou.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE), professor Vladimir Souza, destacou que esta atividade é histórica para a UFRR. "Este projeto de extensão marca uma fase importante deste processo que já vem sendo desenvolvido na afirmação da missão da UFRR, que é a inclusão social da população LGBT, o debate e o respeito às diferenças em um universo diverso que é a característica da Universidade, afirmou.

Professor Antonio Veras, diretor do IGEO/UFRR agradeceu a oportunidade de proporcionar estes três cursos de qualificação para a comunidade LGBT. Os cursos são de Atendimento ao Público e Marketing Pessoal, Informática Básica e Introdução à Políticas de Saúde. "Espero que seja apenas o começo de outras atividades, porque a tendência é ampliarmos este trabalho", destacou.

O professor Marcos Braga, do Instituto Insikiran de Ensino Superior, destacou durante a cerimônia a importância da iniciativa e lembrou que a UFRR aprovou em 2014 uma resolução no Conselho Universitário (CUni/UFRR) que permite aos interessados o direito de utilizar o nome social nas demandas de cadastros no âmbito da UFRR. "Nós não podemos perder esta memória. São avanços na garantia dos direitos debatidos ao longo dos anos com a sociedade. Temos também pesquisado atualmente quais são as políticas públicas que existem no estado para a população LGBT, para assim podermos fazer um diagnóstico de todos os municípios. É um trabalho articulado com as associações por meio de um projeto já cadastrado na PRAE, na PRPPG (Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação) e estamos aguardando novos editais de fomento", lembrou.

Sabrina Nascimento, vice-presidente da ATERR, disse que a capacitação chegou em boa hora. "As portas da UFRR e da associação estão abertas. Muitos diziam que isso não iria acontecer, mas aqui está a prova que é possível unir forças e realizar. Será uma forma de minimizar o preconceito", destacou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página