Acadêmicos da UFRR participam de Campeonato de Karatê em Brasília
Os acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Ayalla Botelho do curso de Ciências da Computação e Maria Neto, de Engenharia Civil, estarão entre os atletas e competirão no XXIV Campeonato Nacional da Confederação de Karatê Interestilos do Brasil (CKIB) de 16 a 18 de junho, no Estádio Mané Garrincha–Arena Lounge, em Brasília (DF). Os atletas fazem parte da Liga Roraimense de Karatê (LRK) e competirão por uma vaga no IX Campeonato Panamericano de Karatê que acontecerá em agosto em Buenos Aires.
Maria, 25 anos, dedica-se ao karatê há 16 anos, e conta como concilia os treinos e a vida acadêmica. “No início os treinos eram realizados no pátio de uma escola, enfrentamos muitas dificuldades, porém cada dia busco o aperfeiçoamento dos meus conhecimentos na arte marcial, conquistando títulos de campeã na copa norte em 2010, campeã brasileira em 2014, entre outras competições regionais e estaduais. Procuro dividir meus horários entre treino e universidade para que nada seja prejudicado”, disse.
Ayalla, 17 anos, começou a prática aos 3 anos, por influência dos pais e explica que já participou de vários campeonatos regionais, nacionais e internacionais, onde conquistou importantes títulos."A prática da arte está presente na minha família, pretendo seguir os passos do meu pai e repassar todo meus conhecimento para mais pessoas. A dedicação e o bom desempenho nos treinos me trouxeram vitórias importantes na Austrália em 2012, Panamá 2013, Indonésia 2016, entre outros. Com o início das aulas no próximo semestre, espero que os ensinamentos do karatê, possam me auxiliar na sala de aula, disse”.
O Sensei e presidente da liga, Adauto Andrade, iniciou no karatê na cidade de Manaus aos 11 anos e desde então dedicasse a compartilhar a arte com crianças, jovens e adultos.
“São muitas experiências vividas com muitos alunos em todos esses anos, iniciamos com poucos pessoas, hoje temos mais de 400 filiados. O trabalho em equipe é sempre prioridade na liga, quando um atleta conquista premiações, todos nós ganhamos juntos”, disse Adauto.
A Liga Roraimense de Karatê (LRK): O projeto da academia de karatê surgiu em 2002 através do sensei Adauto Andrade, porém formalmente foi fundada em 2008. Atualmente possui 120 alunos ativos. Podem participar da liga crianças a partir de 3 anos, jovens de baixa renda ou deficientes físicos e adultos que tenham interesse de praticar a arte marcial.
Redes Sociais