Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CPA publica relatório reformulado de autoavaliação institucional referente a 2016

Published: Monday, 29 May 2017 10:03 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) publica relatório reformulado de autoavaliação institucional referente ao ano 2016, em alternativa ao relatório outrora divulgado em abril deste ano.

Este Relatório mantém inalterados os dados coletados, confere nova apresentação das respostas do questionário, e reescreve os tópicos Análise e Sugestão de medidas. Pode ser acessado aqui.

As respostas fechadas dos questionários, divididas por curso, podem ser encontradas  aqui. 

Este Relatório resulta de processo de autoavaliação institucional realizado anualmente, no âmbito de 10 dimensões, com as seguintes fundamentações: Lei 10.861/2004, Portaria 2.051/2004-MEC, Resolução 015/2009-CUni, e notas técnicas emitidas pelo INEP.

O objetivo da CPA é realizar diagnóstico sobre a UFRR e propor medidas corretivas, mediante as seguintes ações: coleta de dados mediante aplicação de pesquisas de opinião e obtenção de dados institucionais em Pró-reitorias, tratamento dos dados, elaboração de análises e sugestões de medidas, envio de Relatório ao MEC até 31/03 anualmente, utilização deste Relatório como instrumento para promover novos planejamentos e ações na instituição, e sensibilização da comunidade universitária para participação neste processo.

Esta Comissão possui 12 vagas. Atualmente é composta por três alunos, três docentes, três técnicos, e duas pessoas da sociedade civil, voluntariamente, indicadas por seus pares, e nomeadas pelo Reitor.

No ano 2016, a CPA realizou divulgações extensivas por meio de 2 outdoors, 2 faixas, memorandos eletrônicos, emails, Portal da UFRR, facebook, entrega de folderes nos blocos e em salas de aulas nos três campi, e visita a sete Conselhos de cursos que aceitaram proposta.

A pesquisa de opinião foi realizada mediante aplicação de questionários em plataforma do google forms gratuito, com avisos no SIG.

Neste mês de maio, a CPA realizou apresentações em cinco Centros que aceitaram proposta, para divulgar resultados e ouvir a comunidade universitária acerca do processo avaliativo. 

Neste ano 2017, a pesquisa de opinião será drasticamente reduzida e reformulada. O período para respondê-la e o local de acesso serão divulgados em todos os meios de comunicação internos.

A qualidade da autovaliação institucional é um dos fatores decisivos nas avaliações de cursos de graduação, realizadas pelo MEC. Portanto, a CPA conta com a colaboração de todos para melhorarmos este processo a cada ano.

registrado em:
Fim do conteúdo da página