Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Rádio Universitária: Reitor da UFRR fala sobre impactos dos cortes no orçamento da instituição

Published: Tuesday, 23 May 2017 17:59 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

O reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Jefferson Fernandes, foi o entrevistado desta sexta-feira (26) no programa Repórter Roraima, na Rádio Universitária (FM 95,9). Ele falou sobre os cortes feitos no orçamento das Universidades e sobre os impactos do contingenciamento de recursos da UFRR, determinado pelo Governo Federal. 

As acadêmicas Barbara Silva e Helena Leocádio entrevistam o Reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes 


Para este ano, o contingenciamento atinge cerca de R$ 6,4 milhões do recurso total da UFRR. O reitor explicou que os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) foram surpreendidos com a notícia do contingenciamento feito por meio de decreto presidencial. O impacto com este contingenciamento de cerca de 40% no orçamento afetará as obras que estavam sendo planejadas para serem empenhadas, como por exemplo, as reformas no Campus Cauamé, que estavam paradas há dois anos.

"Os cortes atingiram 29% de despesas de capital (investimentos), e 10% de custeio (manutenção). Estas despesas de custeio têm forte impacto na rotina da universidade porque tivemos que retirar recursos de algumas ações previstas no orçamento. Preservamos as unidades acadêmicas, mas estamos refazendo o orçamento para os setores administrativos da UFRR, como as Pró-reitorias", afirmou.

O reitor ressaltou que os bolsistas não serão atingidos. "Entendemos que as bolsas de iniciação científica e assistência estudantil não podem sofrer descontinuidade por conta do calendário acadêmico e nós preservamos este repasse". Ele disse que o orçamento da UFRR já havia sofrido redução de quase 7%, uma vez que não houve correção da inflação. "Os cortes comprometem nossas ações e temos trabalhado para encontrar outras soluções e garantir esta execução orçamentária anual, uma vez que se chegarmos em setembro com esta condição, não teremos como avançar no nosso planejamento", ressaltou.

 

Veja mais sobre este assunto aqui

Veja carta da ANDIFES encaminhada ao Governo Federal aqui

registrado em:
Fim do conteúdo da página