Plano de Gestão de Riscos é aprovado no Conselho Universitário da UFRR

Published: Tuesday, 23 May 2017 15:53 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

Na perspectiva de atender às diretrizes previstas nas auditorias dos órgãos de controle, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) vem cumprindo com suas obrigações legais, considerando o processo de constituição e aprovação no último dia 10 de maio do Plano de Gestão de Riscos no Conselho do Universitário (CUni).

O Plano de Gestão de Riscos é um documento fundamental no processo de identificação de problemas que podem afetar os objetivos acadêmicos e administrativos, prevendo as situações indesejadas e as análises dos riscos.
Neste sentido, a Instrução Normativa Conjunta da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal (CG/MP - N. 01/10.05.2016), determina a criação do plano, a partir da constituição e nomeação de um comitê de governança, riscos e controles da UFRR, no prazo de um ano.
A recomendação foi atendida pela UFRR e para dar celeridade no atendimento aos prazos da Instrução Normativa, a Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) teve a iniciativa de criar um Grupo Interno de Apoio Técnico para auxiliar o comitê, considerando a participação de um representante de cada Pró-reitoria da UFRR.
O documento contendo o Plano de Gestão de Riscos foi aprovado na manhã do dia 10 de maio de 2017 (quarta-feira), durante a reunião do Conselho Universitário (CUni/UFRR). “A UFRR tem o compromisso de cumprir as determinações dos órgãos de controle dentro dos prazos estabelecidos, na garantia de manter sempre a qualidade dos serviços e atender melhor o público. O Plano é um instrumento decisivo na perspectiva de contribuir com nosso planejamento maior que é o Plano Estratégico Institucional (PEI) ”, destaca o Pró-reitor de Planejamento, professor Dirceu Medeiros de Morais.
Importância do planejamento - O Plano Estratégico Institucional (PEI) da UFRR é o documento mais importante elaborado com a participação da comunidade acadêmica e a sociedade em geral, no sentido de nortear os programas, projetos, ações e iniciativas da Administração da UFRR. O PEI é resultado de amplas discussões ocorridas durante dois anos junto ao público interessado. Foram 18 eventos, considerando a realização de audiências públicas e também por meio da criação de canais de comunicação na perspectiva de possibilitar a participação de todos, seja nos encontros presencias ou nas contribuições on line e nos grupos de trabalho.

Ao longo de dois anos, foram realizados 18 eventos para discutir o planejamento estratégico para a UFRR

O PEI prevê a organização e o planejamento das ações de gestão administrativa e acadêmica nos próximos 10 anos, de 2015 a 2025, com o foco no Ensino, Pesquisa e Extensão. Com este documento é possível visualizar facilmente os temas gerais (painéis), os macroprocessos e as iniciativas que devem nortear todas as atividades no âmbito da gestão da UFRR.
A diretora de Planejamento da UFRR, Carlece Carvalho, explica que a UFRR tem este interesse e o desafio de implementar a cultura do planejamento no âmbito da instituição e o PEI é o instrumento para isso. “O PEI é um direcionador macro para gestão, acompanhado pelos órgãos de controle. Prestamos conta anualmente da execução dele por meio do relatório de gestão que é encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). É um compromisso que temos junto à comunidade acadêmica e à sociedade. Agora vem a fase da execução, uma vez que ali foram colocados os anseios dos servidores e alunos. Nosso empenho é entregar as melhorias que foram discutidas.
A diretora explica ainda que o documento está disponível na página principal da Pró-reitoria de Planejamento (proplan.ufrr.br). “Nós também vamos lançar o portal específico de acompanhamento do PEI e colocar, por exemplo, informações de como está o andamento das ações, quem são os responsáveis, etc. Portanto, além do relatório de gestão, que é um documento mais técnico destinado ao TCU, queremos elaborar um produto com linguagem mais acessível ao cidadão neste portal, ampliando o acesso da comunidade para acompanhar a execução e os resultados apresentados a partir de 2017, primeiro ano de exercício, uma vez que ele foi aprovado em agosto de 2016”, concluiu.
Ao longo dos anos a UFRR vem desenvolvendo iniciativas no sentido de ampliar suas boas práticas de governança, incluindo a elaboração e publicação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Plano de Gestão de Riscos, documentos que dialogam com o Plano Estratégico Institucional (PEI), incluindo também as contribuições encaminhadas por meio da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFRR, no sentido de enfrentar os novos desafios e implementar a cultura do planejamento institucional.