Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes da UFRR realizam oficina de turbantes e trançados

Published: Tuesday, 23 May 2017 14:33 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:19

Estudantes africanos iniciaram a programação relativa ao Dia da África comemorado no dia 25 de maio, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Nesta terça-feira ocorreu a oficina de turbantes e trançados com participação de 25 mulheres. Esta é quarta edição com o tema “Cultura não tem cor”.

Para acadêmica de geografia, Antônia Ellania, 19, a oficina ensina que a mulher deve assumir a sua identidade cultural de lutar contra o padrão de beleza estabelecido e relata que teve muita dificuldade para assumir os cabelos cacheados por conta do preconceito.

“A sociedade impõe um padrão de beleza, mas aprendi com um autor que você deve se adaptar ao seu cabelo e não o cabelo se adaptar a você. Sabe se aceitar, ser você mesma na forma de se vestir e agir ”, afirmou.

A estudante de História, Solange Costa, 58, participa pela segunda vez e explica que o evento é uma oportunidade de aprender sobre a cultura e as raízes africanas.

“Muitos ao pensar na África, apenas lembram da pobreza, da miséria. O evento vem para desmitificar tudo isso ao mostrar a sua identidade cultural. O turbante é o símbolo da cultura africana, as mulheres usam muito porque o turbante é a sua coroa”, explicou.

No dia 25, ocorre uma palestra ministrada pela professora e doutora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), Janaína Damasceno Gomes, que possui várias pesquisas sobre:  Feminismo Negro; Ciências Sociais e Educação; Relações entre Estética e Política; Cultura Visual e Audiovisual em África e na Diáspora Africana. Desde novembro de 2013 é uma das coordenadoras do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE).

Haverá emissão de certificado para todas as atividades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. (https://goo.gl/forms/4viigWMlH78onmlT2).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (95) 98103-0129 ( Onogifro, aluno organizador do evento) ou  (95) 99128-1385 (professora Julia Camargo).                      

Programação

24/05 (quarta-feira)

14h às 18h: Workshop de Danças Africanas

Local: Centro de Desenvolvimento do Servidor

25/05 (quinta-feira)

19h: Atividade acadêmica cultural ministrada pela professora e doutora Janaina Damasceno Gomes.

Local: Alexandre Borges

26/05 (sexta-feira)

18h30: Mesa redonda sobre Multiculturalidade, com a presença do vice-reitor, Américo Lyra.

Local: Alexandre Borges

03/06 (sábado)

21h: Festa de encerramento com músicas e pratos típicos

União Operária

registrado em:
Fim do conteúdo da página