UFRR realiza exposição Universo Makuxi por Carmézia Emiliano
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza no período de 26 de março a 25 de abril, a exposição “Universo Makuxi por Carmézia Emiliano – 22 anos de arte naif” no Espaço de Cultura e Arte “União Operária”, localizado na Avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, centro. A abertura da exposição será no dia 26, às 20h.
A exposição tem o objetivo de prestar uma homenagem a Carmézia Emiliano pelos seus 22 anos de produção artística. O público visitante terá a oportunidade de conhecer a cronologia das principais obras que marcaram sua trajetória. Além da história de vida da artista e suas premiações.
As obras que integram esta exposição retratam o cotidiano das aldeias dos Macuxi, evidenciando a natureza do lugar, as lendas, o povo e a cultura indígena.
Visitas dirigidas – A exposição ficará aberta de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h. As escolas públicas e privadas interessadas em agendar visitas dirigidas, podem ligar para o telefone 3624-4181.
Sobre a artista - Carmézia Emiliano é indígena Macuxi e nasceu em 20 de abril de 1960, na Guyana e em 1973 sua família imigrou para a aldeia Japó, no município de Normandia, estado de Roraima, Brasil, onde ela se tornou adulta. Desde 1988, reside Boa Vista, capital de Roraima. Ela conquistou por quatro vezes o prêmio na Bienal de Arte Naif do Salão SESC de Piracicaba-SP e foi agraciada com o Prêmio Buriti da Amazônia de Preservação do Meio Ambiente, em 1996, na categoria revelação.
Redes Sociais